Ar fresco

Veja dicas pra deixar a casa mais fresquinha nesse verão

por Thaís Ruiz em

Com as temperaturas altas deste verão, todos procuramos formas de refrescar os ambientes da casa ou do trabalho. A brisa escassa das cidades deixa a desejar e os aparelhos de ar condicionado nem sempre são possíveis de ser instalados. O que fazer então para baixar alguns graus do ambiente?

Existem várias medidas para diminuir o calor ou pelo menos amenizar a sensação térmica. Dê preferência a cores derivadas de verde ou azuis para ambientes mais refrescantes, revestir paredes ou teto com fibra natural também contribuirão para um ambiente mais arejado.

A paisagem também atua na diminuição térmica das edificações. Arvores em fachadas onde há muita incidência solar ajuda a proteger a edificação do calor, por este caminho é bom lembrar que ter vegetação na cobertura, ou até pintá-la de branco, já diminui a temperatura interna em alguns graus. Outra dica que aproveita elementos naturais é o uso de espelhos d'água ou fontes de água em locais onde há vento, pois a água acaba sendo borrifada no ar refrescando o ambiente.

O posicionamento correto de aberturas como janelas, por exemplo, também gera uma forma de ventilação natural. Se bem colocadas é possível conseguir uma ventilação cruzada e desta forma a troca do ar quente pelo ar frio dispensará o uso de ventiladores.

Para os moradores de apartamentos onde alterar posição das janelas e tirar partido dos métodos naturais não é possível, sempre teremos os ventiladores. Sejam de teto ou de torre encontramos hoje peças de design mais moderno e linhas mais leves que compõem a decoração dos ambientes.

Com tantas opções no mercado o que não vale é ficar derretendo ou refrescar-se em frente à geladeira.

(* Thaís Ruiz é arquiteta da Neo Arq. Twitter: @neo_arq) 

 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Neo Arq
Arquivado em: Tpm / Arquitetura / Decoração