Alfajores: novas marcas

Vamos conhecer novas marcas desta iguaria argentina?

por Ana Manfrinatto em

Que o alfajor é uma delícia argentina recheada de doce de leite (ou não), todo mundo já sabe.  E que Havanna é uma das marcas mais famosas, idem. Tanto é que em São Paulo tem quiosques deles em vários shoppings.

Mas a revista Planeta Joy (sempre ela, eu adoro!) fez uma lista com oito novas marcas de alfajor que vale a pena conhecer. Eles explicam que o mundo do alfajor está dividido em dois: os industriais e os gourmet.

No primeiro grupo estão as marcas mais conhecidas e que trabalham com grande escala e distribuição como Terrabusi, Milka e Jorgito. Já o segundo grupo está formado por uma nova geração de alfajores mais artesanais e que não são encontrados em todos os kioscos.

O meu alfajor preferido, o de chocolate da marca Cachafaz, surgiu há alguns anos e foi o precursor deste segundo grupo e é o mais conhecido deles. Os novos e recomendados são:

Tresam
Vem da cidade de Rosario, é feito com doce-de-leite San Ignacio e o tamanho é extra large. Tem de maizena, chocolate, maizena com cobertura de chocolate e de frutas. Custa 4 pesos.

Don Salvador
Vem da zona oeste da grande Buenos Aires (onde também são feitos os Cachafaz). Tem de chocolate com cacau e o branco: com muuuito doce-de-leite e uma baita de uma cobertura de glacê. Custa 3,50.

Guolis
São da cidade de Balcarce e se animaram a misturar chocolate com fruta (tem de coco, geléia de morango, framboesa e maçã). O recheio de doce-de-leite é aerado, a cobertura é de chocolate meio amargo e tem um persistente sabor de licor. Vale 4,50.

El Gringo
É na Villa Domínico, no sul da grande Buenos Aires, que a iguaria é fabricada. O doce-de-leite é abundante e o chocolate, fantástico. A única questão é que tem que visitar a zona sul pra conseguir comprar um...

Argentino
Como tem que ser: simples e gostoso. O doce-de-leite é delicioso e generoso e a massa derrete na boca. A embalagem simplezinha reforça a ideia de produto artesanal. Custa 4 pesos.

Amaratotto
O mais acessível de todos os alfajores gourmet, sendo que a versão mousse é a mais recomendada. Custa 2,50.

La Recoleta
É a aposta premium da marca La Nirva, que faz produtos menos pretensiosos como os alfajores Grandote (que é um destes comunzinhos de supermercado). Dissolve na primeira mordida e se diferencia pelo chocolate amargo da cobertura e o sabor de laranja da massa. Custa 3,50.

Secretos de Familia
Tem empresa que tenta se posicionar com a ideia de produto artesanal ou regional. Outras, com a tradição familiar. A marca jura de pé junto que a receita do doce-de-leite é de uma avó da família e data de 1917. Vale a pena experimentar. E custa 4 pesos.

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