Adeus, Caloi
Hoje a Argentina perdeu um dos seus grandes cartunistas
Hoje a Argentina está triste porque perdeu um dos seus grandes desenhistas, cartunistas e humoristas: Carlos Loiseau. Ele faleceu na manhã de hoje aos 63 anos de idade e, segundo o também desenhista e humorista Miguel Rep, foi um cara “rebelde, melancólico, portenho, futbolero, hedonista e arrogante”.
Caloi, como era conhecido, foi o criador de Clemente, uma criatura bem dotada de argentinidade que conquistou o coração dos leitores – a tirinha foi publicada diariamente, durante quase 40 anos, na contra-capa do jornal Clarín.
“Ele saiu do estereótipo do humorista habitual, fazia uma sátira que marcava as nossas características culturais. Soube ler uma idiossincrasia e devolvê-la como um espelho para quem lia o jornal. Eu, com Clemente, me reconhecia como argentino”, disse o desenhista Nine em entrevista ao jornal Página/12.
A matéria, aliás, foi intitulada “Caloi morreu” e ganhou o subtítulo “com todo o humor da alma”. E já que falamos de quem lamentablemente se foi, falemos também de quem fica: Juan Matías Loiseau, o Tute, “irmão” do Clemente e também humorista gráfico. Desde 1998 ele publica uma tirinha – super fofa – chamada Tutelandia no jornal La Nación.