A semana de moda de Isabel Mascaro

Para a estilista, moda é trabalho e também exercício lúdico: "eu não seria a mesma sem ela"

por Natacha Cortêz em

Todo mundo na família de Isabel Mascaro, 43 anos, fez arquitetura. Mas só a irmã seguiu carreira. O pai, Cristiano, é fotógrafo e a mãe, Satiko, estilista. Com eles, Isabel pegou apreço pela estética. “Sempre gostei de assistir à minha mãe criar e vivia implorando pra vestir as roupas dela”, lembra. Isso acabou definindo seu destino. Foi trabalhar como estilista na loja da mãe e se encontrou. Em 2001 a marca passou a se chamar Satiko+Isabel. Os kimonos de sua segunda marca, a Umkimono, vieram logo depois.

Mas a relação de Isabel com a moda vai muito além do trabalho. Ela ama se montar e escolher cada detalhe do que vai vestir. “É um exercício lúdico compor os looks, do mesmo jeito que é desenhar estampas e vestidos. A moda é parte de minha personalidade, eu não seria a mesma sem ela.” O amor explica o guarda-roupa superlotado, cheio de peças atemporais. “Não sou influenciada pelas tendências, o que me encanta, e é aí que gasto a maior parte do meu dinheiro, são as peças com história, roupas e acessórios com os quais tenho uma identificação muito especial.”

Looks de segunda, terça, quarta e quinta - Crédito: Ivan Padovani

Segunda-feira: “Passo o dia na Vila Madalena, na loja/ateliê, onde tomo conta de toda a produção da Satiko+Isabel.”
Top Satiko+Isabel Short Andrea Marques para C&A Mochila Issey Miyake Meia-calça “é japonesa” Sapato Glória Coelho para Shoestock Anéis Camila Sarpi Batom M.A.C (Relentlessly Red)

Terça-feira: “Sempre me visto mais japonesa para atender clientes da Umkimono; hoje é dia.”
Kimono “meu pai comprou em Nova York para minha mãe” Camisa Uniqlo Legging American Apparel Mocassim Juliana Bicudo Bolsa Longchamp Fivela Casa do Irã, Paris Anel de colher “é de Nova York” e escaravelho Camila Sarpi Brinco Japonique Batom M.a.c (Relentlessly Red)

Quarta-feira: “Fico na Satiko+Isabel e depois tenho reunião na Galeria Nacional. De noite tem vernissage na Nara Roesler, que representa o trabalho do meu pai.”
Vestido Satiko+Isabel Meia-calça Glória Coelho para Trifil Escarpim Francesca Giobbi Bolsa Vacide Erda Zimic Lima Brinco acervo pessoal Anel Raphael Falci Batom M.a.c (Ruby Woo)

Quinta-feira: “De manhã, fico no ateliê. Depois, passo na estamparia para acompanhar a impressão de uma peça da Umkimono.”
Tricô Cori Sutiã Darling Legging American Apparel Bota Sandra Silveira Mochila Issey Miyake Brinco Huis Clos Anéis Glória Coelho e Lia Jacinto Pulseira Bone de Elsa Peretti para Tiffany Batom M.a.c (Hug Me) 

Looks de sexta, sábado e domingo - Crédito: Ivan Padovani

Sexta-feira: “Vou de metrô até a ladeira Porto Geral comprar cetim de seda italiano, para um vestido sob medida de uma amiga.”
Camisa Uniqlo Colete “minha mãe que fez” Saia Satiko+Isabel Tamanco holandês “é de Paris” Brinco Antonio Bernardo Colar Issey Miyake Anéis Camila Sarpi e Raphael Falci Bolsa Lê Sacs Batom M.a.c (Flat Out Fabulous)

Sábado: “Atendo as clientes pessoalmente na loja, então me visto toda da minha marca. Saio rapidinho para almoçar no Capivara, na Barra Funda.”
Vestido e luvas Satiko+Isabel Sandália Juliana Bicudo Bolsa Longchamp Brinco Antonio Bernardo Colar Miss Bibi Paris Batom M.a.c (Flat Out Fabulous)

Domingo: “Dia de passar na Liberdade, a bolsa é grande, já que comprar é inevitável. À noite, vou ao restaurante Isakaya Issa.”
Top Joulik Calça Alexandre Herchcovitch Faixa e sapato Satiko+Isabel Bolsa Longchamp Pulseira Emilie e Eu Brinco Antonio Bernardo Anéis Art Decô “herdei da minha mãe” e Camila Sarpi Batom Too Cool for School

Créditos

Imagem principal: Ivan Padovani

Arquivado em: Tpm / Moda / Comportamento