A parede 'amontoada' é o novo quadro em cima do sofá

Já reparou que toda casa de hipster tem uma parede cheia de coisas penduradas?

por Nina Lemos em

  - Crédito: Margarida Girão

Até pouco tempo atrás, esse negócio de pendurar quadro na parede era uma coisa muito simples. A pessoa chamava o “moço” (as bravas têm sua própria furadeira), colocava um bom quadro em cima do sofá, outro em cima da mesa da sala e pronto. Um pôster de um filme perto da TV? Ótimo. Na época em que éramos crianças, isso era a pura modernidade. Hoje, tudo ficou mais difícil. E, se você é moderno, tem que fazer uma parede cheia de quadros amontoados na sua casa. Sim, o bagunçado é o novo quadro reto em cima do sofá.

Pode reparar. Qualquer casa “hipster” tem uma parede com “obras” amontoadas. É assim: tem que ficar com cara de bagunçado. Só que tudo foi extremamente pensado. Uma coisa grande ao lado de uma pequena, ótimo! A técnica é tão apurada que existe site que ensina a fazer isso, tutorial e decorador, claro, chamado para fazer uma parede com cara de “pessoal”.

Tudo truque. Sim, eu testei. Depois de seis meses morando em um apartamento novo e com todos os quadros no chão (dizem que também é tendência) decidi que ia resolver isso de uma vez por todas (e assim me curar da angústia existencial etc). Chamei o seu Zé, o zelador do prédio, comprei buchas (ele falou o tamanho) e fui dizendo para ele onde pendurar de olho. Conclusão: É MUITO FÁCIL!!! Eu tenho umas coisas legais que ganhei de amigos artistas (hahahaha! Essa é a frase que você tem que usar para montar uma parede de quadros, portanto, se você não tiver amigos artistas, invente) e fui juntando com umas coisas “mais caseiras”. Tipo, a bandeira da Rita Wainer do lado de um azulejo de gato pobrinho, o retrato do Zed separado pelos quadrinhos do Fábio Kawallys por uns postais que comprei em Berlim (chique, cool, chiquérrima) e pronto. Ficou ótimo. Acabei me sentindo a própria curadora de arte. Aceito convites para fazer paredes na casa de vocês (orçamento personalizado).

Minha amiga Chris Campos, do site Casa da Chris e colunista da Folha de S.Paulo, me explicou por que minha técnica deu certo. “Além de juntar várias coisas na parede, é legal que tenha o seu estilo. Nada é mais anticool do que ficar com cara de decoração. Bacana é ser uma coisa que só podia existir na sua casa.” Yeah. Arrasei.

E dou umas dicas por aqui, porque sou legal.

1. Misture tamanhos variados. Esqueça os conselhos da sua mãe de que tudo tem que ficar alinhado. Não, não tem. É igual misturar estampa. Não é loucura. É cool.

2. Faça umas loucurinhas bem “hipster”, tipo pendurar uma foto do Criolo do lado de um quadro de “artista” ou uma flor morta, ou um bicho morto, ou qualquer coisa.

3. Se você não tem amigos artistas hipsters, finja! Ou coloque na parede qualquer rabisco que um amigo fez e fale que ele vai arrasar em breve.

4. Se você não comprou postais em Berlim, coloque coisas da 25 de Março, que também é cool. E pronto.

Créditos

Imagem principal: Margarida Girão

Arquivado em: Tpm / Comportamento / Decoração