A mentira em tempos de Instagram
Por conta das redes sociais, que tornam todos detetives, nunca foi tão difícil mentir na vida
Abril, como todo mundo sabe, é o mês da mentira. Mas arriscamos: este é o mês da mentira mais difícil da história humana! A situação anda muito difícil para quem gosta de mentir. E vamos assumir de uma vez: TODO MUNDO MENTE.
A questão é: como mentir sem ser descoberto em um mundo com Foursquare (em que as pessoas marcam onde estão naquela hora e publicam a informação em redes sociais), Instagram (em que as pessoas se fotografam para fingir que são felizes e que têm uma vida ótima), Facebook, Whats App e por aí vai.
“Está cada vez mais difícil. Porque tem mulher que fuça mesmo”, diz o nosso muso Xico Sá, especialista, segundo ele, em “editar a vida”. A solução, para ele: “Deixar para lá. Se descobrirem uma mentira minha, não ligo. E, mesmo antes das redes sociais, já descobriam, só que demorava mais tempo”.
As mentiras descobertas pelas redes sociais são um clássico. Coletamos, então, exemplos da vida real – a identidade dos mentirosos e dos detetives foi mantida em segredo, porque a gente não é dedo-duro.
O drama do check-in
Um sujeito sempre ia andar de skate em um parque. E, assim que chegava lá, pegava o celular e dava o chamado check-in no Foursquare, que divulga para o mundo onde você está. Bem, um dia ele não foi. Sua namorada viu e na hora pensou: “Ele deve estar com outra”. Detalhe: ele estava mesmo.
O Instagram
Uma moça vê uma foto de uma menina tirada de um lugar que tem uma vista parecida com a do apartamento do seu namorado. Ele nega. Ela vai no Google Street View e faz o teste da vista. Sim, a menina estava lá. E ele tinha negado.
A foto no Facebook
Esta é clássica. O sujeito te deu um bolo e inventou que estava deprimido. Até que você vê que ele foi marcado em várias fotos no Facebook no mesmo dia. Bêbado e feliz. E ficando com outra menina. Sim, já aconteceu com uma de nós.
Dicas que damos para os mentirosos
Evite as redes sociais! Não use o Foursquare (inclusive, para que serve mesmo as pessoas saberem onde você está?) e fale para todo mundo que você odeia fotografia porque elas roubam a alma das pessoas. E, se mesmo assim te fotografarem, ataque a pessoa dizendo: “Vou quebrar seu iPhone”. Ela não vai revidar. Garantimos. Afinal, todo mundo é desapegado de bens materiais... até ameaçarem seu iPhone. Dá-lhe apego!
Créditos
Imagem principal: Margarida Girão