A casa é sua
Qual é, afinal, o segredo para ter uma casa que chame de sua?
Qual é, afinal, o segredo para ter uma casa que chame de sua? Se você está cansada de pagar aluguel, estas dicas vão te ajudar a decidir se continua de inquilina ou encara um financiamento
por Daniel Balaban
Uma das decisões mais importantes na vida das pessoas é a compra de uma casa própria. É um tema cercado de medos e ansiedades, e, pudera, tratamos de valores realmente altos e compromissos de 10, 20 anos. Como regra geral, caso planeje morar sozinho pela primeira vez, é importante que você passe ao menos os três meses anteriores à mudança economizando a grana que iria gastar com as novas despesas fixas: aluguel, condomínio, luz, água, telefone. Se perceber que a coisa apertou, adie um pouco o plano, corra atrás de mais dinheiro ou diminua seus gastos para se enquadrar à nova realidade.
Uma sensação muito comum entre todos que pagam aluguel, porém, é a de sentir que estão “jogando dinheiro no lixo”. Pois bem, existem momentos de transição na vida adulta, como a época da faculdade, em que faz sentido morar de aluguel, ou até dividir um quarto com algum colega. Então não se estresse para comprar um apartamento agora, aproveite esta fase.
Eu quero meu apartamento
É muito difícil dizer se é melhor comprar financiado ou pagar aluguel. Como regra geral, se você conseguir fazer qualquer um dos dois e ainda juntar um pouco de dinheiro, está no caminho certo. De qualquer forma, a melhor maneira de comprar um imóvel é pagar à vista, assim você terá vantagem na negociação. Agora, se você não possui o dinheiro para isso, hoje em dia existem prazos de até 25 anos e contratos que aceitam apenas 20% de entrada. O ideal é não comprometer mais do que 30% de sua renda líquida com as prestações do imóvel. Mas, cuidado, antes de entrar em um financiamento é fundamental que você tenha uma reserva de emergência aplicada em um investimento de baixo risco, com pelo menos seis meses das suas despesas garantidos.
E, quando for bater o martelo da compra, só o faça após a análise detalhada de toda a documentação do imóvel. Comprar uma casa ou um apê implica custos de transação muito altos, como corretagem, escritura, juros, registros etc. Portanto, só faça isso se tiver certeza de que vai viver bastante tempo ali!
Daniel Balaban, 32, é economista e apresentou a primeira temporada do programa Me poupe!, na GNT. É casado, tem dois filhos e está sempre de olho na Tpm da esposa. Todo mês, ele te ajuda a domar o seu dinheiro