A casa do futuro é um prédio neoclássico!

Sempre imaginamos que moraríamos em casas voadoras. Pois o futuro chegou e moramos em prédios com detalhes de mármore e nome de condado. O que deu ruim?

por Nina Lemos em

Num tempo não muito distante achávamos que no futuro moraríamos em casas voadoras como a dos Jetsons. O futuro chegou e, mesmo tirando o exagero infantil, parece que deu tudo errado. Centenas de prédios neoclássicos com varandas gourmet e mármore falso.

Conversamos com arquitetos para entender o enigma e descobrimos que o futuro, a gente não sabia, seria dominado pelo dinheiro. “Os lançamentos imobiliários há um bom tempo são dominados pelas agências de publicidade. O falso neoclássico é uma necessidade de afirmar segurança”, diz o arquiteto Beto Salvi.

O arquiteto e professor Israel Nunes concorda e acrescenta: “O mercado capitalista usa de todos os artifícios visando o lucro, o neoclássico é apenas o invólucro. Muitas vezes a embalagem ganha um valor maior do que o conteúdo”.

E ele explica (e defende) o que é a tal varanda gourmet: “A cozinha ganhou uma centralidade nas residências. As varandas são muito apropriadas para o nosso clima tropical. O termo gourmet é que saturou”. Concordamos! E sugerimos um nome novo: varanda tropical. Muito melhor, não?

Créditos

Ilustração: Tereza Bettinardi

Arquivado em: Tpm / Comportamento