13 pompons
A gaúcha Letícia Matos transforma tricô em arte de rua embelezando espaços urbanos
Mais de 3 mil pompons floreiam árvores, orelhões e postes de São Paulo, Porto Alegre, Paraty, Goiânia, Mendoza e Buenos Aires. As mãos que os tricotaram e os alocaram pelas estruturas não pretendem parar por aí. Dona delas, a gaúcha Letícia Matos, 36, tem planos pra viralizar as fofuras por mais espaços urbanos e "levar olhares frescos por eles".
A ideia surgiu há cerca de um ano em uma aula de tricô e crochê que ministrava para algumas amigas. A coisa toda acontecia em uma pracinha em um dos bairros da capital paulista e quando percebeu, Letícia tinha vestido um tronco com pontos das técnicas e exatamente 13 pompons. Daí em diante, o número passou a ser uma constante entre ela e os novelos de lã. Um série de coicidências trouxeram "trezes" ao seu trabalho. O nome de seu projeto não podia fugir do karma.
13 pompons virou prioridade. Professora de yoga antes dele, hoje só recorre às aulas pra ajudar no orçamento. Cada vez mais é convidada pra levar os pompons pra casa de amigos, pra exposições e recebe encomendas de intervenções por empresas. São cercar de 150 intervenções entre espaços públicos e privados até agora.
"Desde pequena, tinha uns 7 anos, aprendi a usar as agulhas. Minha mãe ensinou. Pra mim, o que faço hoje com o tricô e o crochê não é algo que caiu no meu colo, sabe? Faz parte de mim. Quero colocar arte na rua, mexer com as pessoas e inspirá-las. E lugares cinzas como as ruas de São Paulo são ideais. Ah, e pra cada vez que adorno um deles, dedico a alguém que amo. De alguma maneira, esses alguéns estão pelo mundo representados por pedacinhos de carinho meu", conta emocionada.
* Sunday - Much Love in SP, de direção de Juliana Curi. O vídeo mostra Letícia ao lado dos amigos Flávia Lhacer e Felipe Yung fazendo intervenções pela cidade de São Paulo.
Vai lá: 13pompons.tumblr.com / @leti_matos / #13pompons