100 lugares para dançar
Cidades brasileiras são representadas através da dança em mostra na Alemanha
"Uma cartografia dançada de uma cidade", assim é definido o projeto 100 lugares para dançar, que engloba três cidades brasileiras: Santos, São Paulo e Rio. Essa cartografia é composta por 100 vídeos curtos que podem ser vistos na internet. É um estudo de improvisação para desvendar as cidades pelo encontro das pessoas com os elementos que as compõem - prédios, muros, bares, barcos etc. - através da dança. Nesse processo, os artistas conseguem dar visibilidade à falta de espaços e possibilidades culturais do ambiente que fazem parte, assim como contrapor com a especulação do mercado, por exemplo.
O projeto foi criado em 2011 para a Bienal SESC de Dança de Santos. Nesse ano, se os santistas se depararam com pessoas dançando em pontos de ônibus, praças e ruas eram os artistas do coletivo Os Quintos, que realiza experimentações com o corpo. Entre eles, Vinícius Terra e Marina Guzzo, que assinam a direção geral de 100 lugares. Em 2012 receberam o Prêmio Funarte Artes de Rua, o que permitiu que as danças fossem para São Paulo e Rio.
Esse ano, a Feira do Livro de Frankfurt homenageia o Brasil e vai receber os mini-vídeos como parte integrante da mostra Tupí or not Tupí, que estreia nessa quarta-feira, 3 de outubro. Eles serão exibidos como forma de mosaico, projetados todos ao mesmo tempo, em um importante espaço de artes cênicas de Frankfurt, o Künstlerhaus Mousonturm.
Para quem está na Alemanha, é uma oportunidade de trazer a cabeça e o coração pra mais perto do Brasil.
Vai lá: 100 lugares para dançar na mostra Tupí or not Tupí
Quando? De 03/10 a 13/10
Onde? Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt, Alemanha
Quanto? De graça
Sites: http://100lugaresparadancar.org/100-lugares-para-dancar // http://www.mousonturm.de/web/en/projekte-themen/tupi,-or-not-tupi
#9 - 100lugaresparadançar from Os Quintos on Vimeo.