Da pele pra dentro

Daiane dos Santos, Luana Xavier, Renata Vanzetto e Milly Lacombe discutem as dores (e delícias) de ser mulher

por Redação em

Desde muito novas, as mulheres são sexualizadas e têm de aprender a ser livre numa sociedade que se vê no direito de impor, julgar e limitar seus corpos. Numa mesa poderosa da Casa Tpm 2021, a jornalista Milly Lacombe, a ex-ginasta Daiane dos Santos, a atriz Luana Xavier e a chef Renata Vanzetto discutiram as dores (e delícias) de habitar a nossa pele.

“A primeira vez que fiz dieta tinha 13 anos. Era atleta, não tinha nada de errado. Foi tão rigorosa que, quando acabou, eu queria comer mais. Desenvolvi compulsão”, contou Milly Lacombe. Com Luana, ocorreu algo parecido. Quando um colega cobrou que ela tivesse o corpo de Naomi Campbell, as coisas saíram dos eixos. “Fiz a dieta da proteína, fiz a dieta da sopa do Instituto do Coração, pras pessoas que iam se operar. Percebi que não ia conseguir atingir esse objetivo, aí, falei: deixa rolar. E comecei a comer de forma compulsiva, cheguei à obesidade”. 

LEIA TAMBÉM: A bailarina Ingrid Silva e a ginasta Rebeca Andrade comparam suas trajetórias e falam sobre os limites do corpo e da mente

Daiane dos Santos também sabe bem o que é ter o corpo julgado pelos outros. Dez anos depois de ter parado de treinar 10 horas por dia, ela enfrenta os comentários de quem acha que seu corpo deveria continuar como o de uma atleta profissional.  “Quem disse que meu corpo de antes me deixava mais feliz? Era muito sacrificante. Eu vestia 32! Hoje sou livre pra ter um corpo normal". Já a chef Renata Vanzetto dividiu o alívio de ter feito explante das suas próteses de silicone: “Tirar o silicone foi um divisor de águas. Meu peito é mais bonito hoje? Não. Vou ser sincera. Só que é meu peito. Sou muito feliz com a decisão que tomei”. Dá o play pra assistir ao papo completo!

INSCREVA-SE NO CANAL DA TPM NO YOUTUBE 

Créditos

Imagem principal: Reprodução

Arquivado em: Casa Tpm / Corpo / ASSÉDIO / Machismo / Saúde