Casa Tpm 2013: tudo o que aconteceu nos dois dias
Perdeu a #CasaTpm? Dá só uma espiadinha no que rolou no evento promovido pela Revista Tpm
Fundado em 18 de dezembro de 1958, em São Paulo, o Nacional Club era o ponto de encontro dos homens da alta sociedade paulistana.
Naquela época o uso de terno e gravata eram obrigatórios pelos sócios e mulheres não eram aceitas por ali. Mas com o passar do tempo, as regras ficaram menos rígidas e as mulheres passaram a ser aceitas na bela casa situada na rua Angatuba, no aristocrático bairro do Pacaembu. Culpa dos costumes que foram mudando ao longo dos tempo.
Mas será que mudaram mesmo?
Para responder a esta pergunta, a Casa Tpm realizou pela segunda vez a ocupação simbólica deste tradicional "clube de homens" paulistano para refletir, discutir e celebrar o universo feminino. Um evento para quebrar estereótipos femininos que estão por aí desde o tempo da sua avó.
SÁBADO
Com mediação do diretor editorial da editora Trip, Fernando Luna, participaram do debate sobre TRABALHO a antropóloga Miriam Goldenberg, de Adriana Alvares, diretora geral do negócio de snacks da PepsiCo, e da delegada Adriana Mendes, diretora geral da corregedoria do Rio de Janeiro.
Pra falar sobre CORPO, teve a surfista big rider Maya Gabeira e a deputada federal Mara Gabrilli e a apresentadora Sarah Oliveira com a mediação da diretora de núcleo da Trip e Tpm, Micheline Alves.
Um dos painéis mais esperados do dia, o papo sobre BULLYING com a professora universitária e blogueira feminista Lola Aronovich atraiu muitos interessados em sua experiência com os "bullys" de seu blog Escreva, Lola, Escreva.
Em um dos debates mais descontraídos do sábado na Casa Tpm, os fotógrafos Vânia Toledo e Jorge Bispo discutiram O NU MASCULINO mediados pela jornalista Renata Leão, ex-diretora de redação da Tpm e atualmente diretora de núcleo C&A/Cidade Jardim da editora Trip.
Luiz Alberto Hanns é psicólogo, psicanalista e um dos maiores estudiosos e conhecedores da obra de Sigmund Freud aqui do Brasil, tradutor de diversos livros do psicanalista austríaco para o português. Ele falou sobre RELACIONAMENTO e o século XXI.
DOMINGO
Com debates inflamados e muitas e muitos participantes interessados nas discussões levantadas, o segundo e último dia da Casa Tpm 2013 teve os seguintes temas: Política, Casamento, Moda, Feminismo, Cinema, Vida Urgente e Sexo.
O debate sobre POLÍTICA iniciou o segundo dia de Casa Tpm 2013 reunindo no mesmo palco feministas de três diferentes gerações: Elisa Gargiulo, integrante do coletivo Marcha das Vadias, a historiadora Mary Del Priore e Clara Charf, militante política e ativista pelos direitos humanos.
As stylists Chiara Gadaleta e Cris Zanetti falam sobre ESTILO e consumo consciente, em um papo mediado por Nina Lemos.
A cineasta Laís Bodanzky e Ricardo Calil, diretor de núcleo da Trip Editora e crítico de cinema, falam sobre a CINEMA presença da mulher nas obras cinematográficas.
A apresentadora Didi Wagner falou sobre Casamento no século XXI, com mediação de Sarah Oliveira.
"Ninguém, nem homem, nem mulher, é livre sem o feminismo", resumiu a escritora Clara Averbuck em seu bate-papo sobre a importância do FEMINISMO nos dias de hoje.
Em papo curto mas irresistível, a médica intensivista Mariana Perroni, blogueira do Palpitação, falou sobre URGÊNCIA, vida regrada X vida corrida.
A jornalista Nádia Lapa, autora do blog Cem Homens, o cantor e ator Léo Jaime e a psicanalista Regina Navarro Lins falam sobre SEXO.
Assista à todos os debates na playlist que preparamos: