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para educar 

Um tiro no pescoço despertou
em Rodrigo Mendes a vontade
de lutar por uma educação
de qualidade para as pessoas
com deficiência

Foto: Pedro Dimitrow/ Trip

Rodrigo Mendes tinha 18 anos
quando, ao sair de casa,
sofreu um assalto e levou um
tiro que o deixou tetraplégico

Os anos seguintes, dedicados
à fisioterapia, despertaram
a consciência de que, mesmo
naquela situação extrema,
ele era privilegiado

“Eu queria ser médico.
Fui obrigado a abandonar os
estudos e dedicar todo o meu
tempo a diferentes tipos de
fisioterapia. Mas eu tive
apoio incondicional de
família, amigos, melhores
médicos, então nunca
me faltou ajuda”

“A maioria das pessoas que
passa por acidentes ou que
nasce com alguma deficiência
enfrenta também miséria.
E aquilo foi gerando para
mim um incômodo, de ver
esse desequilíbrio”

A vontade de retribuir o apoio
que recebeu começou a ganhar
forma quando ele entrou no curso
de administração de empresas,
seguido de um mestrado em
gestão da diversidade humana

Foto: Mario Ladeira/ Trip

Em 1994, criou o instituto Rodrigo
Mendes, que busca promover uma
educação inclusiva a partir da
formação de professores, da
mobilização de escolas e
famílias e do acompanhamento
de políticas públicas

“Antigamente a gente tinha
uma aula homogeneizada,
com o mesmo conteúdo,
na expectativa que todos
aprendessem no mesmo
tempo, da mesma forma,
no mesmo ritmo”, diz

“Agora a gente começa
a perceber que esse
sistema inevitavelmente
gera a exclusão”

Rodrigo dedica sua vida
para garantir que pessoas
com deficiência tenham acesso
à educação de qualidade na
escola comum, sem segregação

Foto: arquivo pessoal/ divulgação

“Com uma escola heterogênea,
a gente está apostando na
formação de pessoas que são
mais sensíveis, um ser humano
mais consciente do que é
ter um mundo de diferenças”

2012

Para ampliar seu propósito,
ele criou o Portal Diversa,
um acervo de boas práticas
na educação, além de outros
programas de formação de
professores em todo o Brasil

Foto: divulgação

“Acho que essa crença de que
cada criança pode aprender,
pode ensinar, e o tempo todo
apostar na capacidade que ela
tem de surpreender a gente,
de conquistar autonomia,
precisa ser um mantra dos
nossos professores”

“A escola especial, esse
ambiente segregado, que até
pouco tempo era a única
alternativa, ela limita muito
a interação. Então a escola
inclusiva é aonde isso pode
acontecer de verdade”

“O mundo melhora quando
a escola inclui todos”

REALIZAÇÃO: Academia de Filmes/ trip

CENAS DO DOCUMENTÁRIO
TRIP TRANSFORMADORES:

Gente que acredita
que só vai ficar bom de
verdade quando estiver
bom para todo mundo

Foto: Mario Ladeira/ Trip
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