Um tiro no pescoço despertou em Rodrigo Mendes a vontade de lutar por uma educação de qualidade para as pessoas com deficiência
Foto: Pedro Dimitrow/ Trip
Rodrigo Mendes tinha 18 anos quando, ao sair de casa, sofreu um assalto e levou um tiro que o deixou tetraplégico
Os anos seguintes, dedicados à fisioterapia, despertaram a consciência de que, mesmo naquela situação extrema, ele era privilegiado
“Eu queria ser médico. Fui obrigado a abandonar os estudos e dedicar todo o meu tempo a diferentes tipos de fisioterapia. Mas eu tive apoio incondicional de família, amigos, melhores médicos, então nunca me faltou ajuda”
“A maioria das pessoas que passa por acidentes ou que nasce com alguma deficiência enfrenta também miséria. E aquilo foi gerando para mim um incômodo, de ver esse desequilíbrio”
A vontade de retribuir o apoio que recebeu começou a ganhar forma quando ele entrou no curso de administração de empresas, seguido de um mestrado em gestão da diversidade humana
Foto: Mario Ladeira/ Trip
Em 1994, criou o instituto Rodrigo Mendes, que busca promover uma educação inclusiva a partir da formação de professores, da mobilização de escolas e famílias e do acompanhamento de políticas públicas
“Antigamente a gente tinha uma aula homogeneizada, com o mesmo conteúdo, na expectativa que todos aprendessem no mesmo tempo, da mesma forma, no mesmo ritmo”, diz
“Agora a gente começa a perceber que esse sistema inevitavelmente gera a exclusão”
Rodrigo dedica sua vida para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso à educação de qualidade na escola comum, sem segregação
Foto: arquivo pessoal/ divulgação
“Com uma escola heterogênea, a gente está apostando na formação de pessoas que são mais sensíveis, um ser humano mais consciente do que é ter um mundo de diferenças”
2012
Para ampliar seu propósito, ele criou o Portal Diversa, um acervo de boas práticas na educação, além de outros programas de formação de professores em todo o Brasil
Foto: divulgação
“Acho que essa crença de que cada criança pode aprender, pode ensinar, e o tempo todo apostar na capacidade que ela tem de surpreender a gente, de conquistar autonomia, precisa ser um mantra dos nossos professores”
“A escola especial, esse ambiente segregado, que até pouco tempo era a única alternativa, ela limita muito a interação. Então a escola inclusiva é aonde isso pode acontecer de verdade”
“O mundo melhora quando a escola inclui todos”
REALIZAÇÃO: Academia de Filmes/ trip
CENAS DO DOCUMENTÁRIO TRIP TRANSFORMADORES:
Gente que acredita que só vai ficar bom de verdade quando estiver bom para todo mundo