Mateus Aleluia
é um milagre

África, filosofia e amor
são a essência da música do
cantor e compositor baiano,
ex-integrante do histórico
trio “Os Tincoãs”


Foto: Paola Alfamor

“Eu vou deixar que o que
eu faço me apresente.
O homem se conhece
pelas obras. A obra vai
prevalecer, o discurso
talvez não”

Mateus Aleluia, baiano
do Recôncavo, é compositor,
cantor, instrumentista e
uma das vozes mais poderosas
da música afrobrasileira

Foto: Paola Alfamor

Ao lado dos músicos
Dadinho e Heraldo, formou
o trio vocal “Os Tincoãs”,
que trouxe para a música
popular os ritmos dos
terreiros

1963

Imagem: reprodução

“Para nós, o ritual, o culto,
é que dá origem à cultura.
Se não houvesse o culto,
não haveria uma cultura tão
bem sedimentada como nós temos
a cultura africana aqui.
E o responsável por tudo
isso foi o candomblé”

O grupo produziu clássicos
como “Deixa a gira girar”
Cordeiro de Nanã”, gravados
por artistas como Gilberto Gil
e a banda Bixiga 70
Foto: Paola Alfamor

“A história dos
Tincoãs veio dar
uma certa maturidade
a uma pretensão de
se mostrar que a
música ritualística
que veio d’além mar,
da África, não tem
somente aspectos
exóticos”, diz

Foto: Paola Alfamor

Depois de três discos
discos, Aleluia se mudou
para Angola em 1983, onde
viveu até 2002. Ele chegou
ao país africano para um
show e por lá ficou durante
dezenove anos

Foto: Paola Alfamor

“Quando a gente
foi fazer o show
e cantamos ‘sou de
Nanã, euá...’ e o
povo respondeu ‘euá,
euá, ê...’. Pronto!
Contatos imediatos
de terceiro e
primeiro grau”

Foto: Paola Alfamor

“A gente nunca descobre
nada. A gente apenas
volta para tudo aquilo
que nós somos e nos
esquecemos que somos.
O terreiro nunca saiu
de nós porque o
terreiro é África”

De volta ao Brasil,
gravou em 2010 “Cinco
Sentidos”, o primeiro
de sua discografia solo,
que seguiu com os álbuns
“Fogueira doce” e “Olorum”

Foto: Paola Alfamor

“Antes de tudo houve a
música, o vento soprando.
Isso é música. Depois que
apareceu o homem. Ele viu
essa beleza toda e ele
teve necessidade de dizer
pro outro como é que ele
tava se sentindo. Aí é
que veio o verbo”

“O meu canto é um apelo.
Um apelo que eu faço.
E sempre farei. À Nanã”

CENAS TRIP TV
DIREÇÃO: Emiliano Goyeneche

PRODUÇÃO: Lolita Beretta

ENTREVISTA: Nathalia Zaccaro

FOTOGRAFIA: Fernando Martins
            Laís Araújo

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