Vini do 0800: trocamos uma ideia com o boca de 09

por Nathalia Zaccaro

Aos 12 anos, humorista de Salvador já soma quase 1 milhão de seguidores, está sendo agenciado por Yuri Marçal e é dono de alguns dos vídeos mais hilários da internet

Vini boca de 09 (ou Vini do 0800, como preferir) é carisma puro. O baiano de 12 anos inventa roteiros, interpreta, solta bordões e já soma quase 1 milhão de seguidores com seus vídeos de humor. Ele virou febre na internet com um vídeo genial em que liga para o coronavírus e pede para que ele "se saaaaia, se saia do Brasil!". Mas a produção segue a todo vapor . "Foi uma surpresa pra mim. Eu não sabia que ele tinha essa imaginação tão grande. Porque ele é um menino tímido. Ele se solta quando está gravando, porque na rua fica todo sem graça", revela a mãe, Diana Panta.

Diana é mãe solo e vive com o filho no bairro de Saramandaia, em Salvador. A onda dos vídeos começou quando o Vini ganhou um celular de presente do avô e, depois de horas jogando joguinhos, resolveu fazer um vídeo imitando um de seus ídolos, o humorista baiano Franklin Reis. Daí vieram os bordões "boca de 09" e "pão com pão". Franklin viu, curtiu, compartilhou e até gravou um vídeo junto com Vini, ainda antes da pandemia.

LEIA TAMBÉM: No YouTube, Audino traduz Marx para os termos da favela, define Nietzsche como um mano "roba brisa” e democratiza o conhecimento que transformou sua vida

Com a repercussão cada vez maior dos vídeos, Vini foi procurado pelo humorista Yuri Marçal, que agora trabalha como seu agente. "Ele está ganhando muitos presentes, inclusive uma pessoa que o conheceu pelo Instagram está pagando um tratamento dentário para ele, que antes eu não tinha como fazer", conta Diana.

Entre suas ligações para os gafanhotos, para o Instagram e para o zap, Vini achou um tempinho para atender a Trip e deu a letra de como têm sido seus dias, se liga:

Trip. Oi Vini! Tudo bem?

Vini. Boa noite! Tudo bem com a senhora? Tudo bem aqui também. 

Como começou essa onda de gravar vídeos? Foi depois de um tempo, eu jogo alguns jogos no celular e aí fiquei lá, minha mãe tinha ido trabalhar e eu tava assistindo live… Aí já tinha pensado nisso antes atrás... Que eu já falava que ia botar no zap, boca de 09! E daqui a pouco eu fui e fiz o vídeo do boca de 09…

De onde veio isso de boca de 09? Sabe quem é o Franklin Reis? Ele que inventou isso, ele fala: "Filma e bota no zap, boca de 09". E eu fiz e botei nos meus stories. Eu tinha só 9 pessoas mas aí meus amigos compartilharam pra mim, tá ligado? No primeiro vídeo eu tava sem óculos, falei do pão com pão, que é uma personagem do Franklin, uma mulher... E ele fala: "Filma aí e bota no zap, elas que lutem". Eu achei engraçado e imitei ele. E depois disso todo mundo ficou pedindo pros meus amigos mandarem os vídeos.

LEIA TAMBÉM: Bruno Sartori, o "bruxo dos vídeos", fala sobre a tecnologia que permite distorcer a realidade, seu impacto nas eleições de 2022 e as propostas indecentes que recebe

Quanto tempo faz que você começou a gravar? Ah, já tem um monte de meses que eu faço os vídeos…

E o que mudou de lá pra cá? Ganhei celular bom, ganhei coisa boa... Muitas coisas boas! Fiquei mais feliz porque todo mundo gosta de mim. Fiquei não, eu tô!

 E isso do Yuri Marçal ser seu agente? Como rolou? Quando eu estava com uns 100 mil seguidores ele procurou minha mãe e agora é meu agenciador. Eu não conhecia ele não, vim conhecer agora.

Quais humoristas você curte? Eu gosto de todos os humoristas. Do Franklin, do Yuri e de todos os humoristas baianos.

Você quer ser um humorista quando crescer? Eu já sou humorista! Quero continuar sendo.

play
Créditos

Imagem principal: Acervo pessoal

fechar