Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Verdade ou mentira?

Conheça o site www.moorelies.com, que pega no pé do cineasta americano Michael Moore. Mas não acredite em tudo o que eles dizem   


por Marcelo Tas*


 


Foi Walter Salles quem me apresentou Michael Moore. Em 1990, jogou na minha mão um VHS de Roger and Me, um documentário tosco em que Moore tenta falar com o presidente da GM (o Roger do título) para reclamar do fechamento de uma fábrica em sua cidade natal. O filme era uma ousadia para a época (até hoje não devolvi a fita, desculpa aí, Waltinho).


Não foi a primeira vez que alguém viu se-melhanças entre a minha performance como Ernesto Varela e a do gorducho americano. Marcelo Coelho também comentou isso em sua coluna na Folha, mas concluiu que Moore estava mais para Bussunda. Na minha opinião, a maior diferença é que o Varela é um repórter ficcional, o que me dá extrema liberdade de descrever a realidade do meu jeito. Bem diferente dos jornalistas de verdade, que diariamente tentam ? quase sempre em vão ? ganhar a batalha de noticiar com neutralidade as 24 horas do dia.


 


Vejo com grande interesse o crescimento do gorducho cineasta. Oscar, Cannes? ele é uma espécie de Nizan Guanaes do documentário. Como o baiano, bom falador e bom vendedor. Agora surgem outros gorduchos americanos (eles estão se multiplicando como praga) para criticar os métodos de MM. O moorelies.com é um site que promete desmascarar exageros e mentirinhas praticados por Moore em sua sanha de denunciar os podres da sociedade americana. É como se fosse um microscópio 24 horas em cima de tudo que ele diz ou faz.


É ótimo ter alguém de olho nos exageros do MM. Mas penso que, manipulando ou não os fatos, ele nos faz refletir sobre o mundo. Mais do que qualquer artigo hiperequilibrado-que-ouve-os-dois-lados dos jornalistas que seguem o manual da redação. Como já aprendemos com o comercial do Hitler para a Folha (do próprio Nizan, em dupla com Olivetto): é possível contar muitas mentiras falando apenas verdades.


*Marcelo Tas, 44, é apresentador de TV e blogueiro militante. Para conferir, é só espiar o www.blogdotas.com.br

Sair da versão mobile