Veneno da Lata
Como foi o episódio mais surreal já acontecido na costa brasileira desde o descobrimento de Cabral
Dezembro de 1987.
Uma notícia sobre o episódio mais surreal já acontecido na costa brasileira desde o descobrimento de Cabral bombardeava enlouquecedoramente todos os meios de comunicação.
O navio Solana Star, de bandeira panamenha, havia levantado as âncoras na Austrália e, segundo consta, em Cingapura, recebeu em seus porões uma carga de 20 mil latas de maconha, contendo cada uma respectivamente 1,5kg da erva, com altíssimo teor de THC.
A embarcação, que se dirige ao Brasil, já estava na mira do DEA (Drug Enforcement Agency, a polícia anti-tráfico americana) há muito tempo.
A polícia brasileira, informada pelo DEA da visita que o país receberia, acuou o barco e a tripulação. Assustado, o pessoal da embarcação resolveu se desfazer do ouro.
Próximo à região de Angra dos Reis, toda a carga do Solana Star, isto é, a ERVA, foi arremessada ao mar.
A partir de então, toneladas de maconha ficaram a mercê das correntes marítimas e começaram a aparecer por centenas de praias, do Rio de Janeiro até o litoral gaúcho. Foi o delírio dos usuários do extrato de cannabinol.
Milhares de caravanas com malucos beleza, hippies, argentinos, maconheiros e playboyzada, peregrinaram para o extenso litoral sul e sudoeste brasileiro atrás da abençoada lata.
A partir de então, diversas lendas vieram à tona a respeito da inquestionável qualidade de fumo. A polícia não tinha como freiar o movimento das ondas e Netuno premiava os mais perseverantes. Foi uma verdadeira caça ao tesouro. Em São Paulo, o comércio e venda de latas escancarou.
O assunto lata virou tema da novela das oito. Todos os dias as machetes estapavam mais uma nova apreensão e pelas ruas a moçadinha usava camisetas tendo a lata como ícone pop. Ilhabela se transformou no maior reduto de desova de latas. Nas festas em Sampa os bolos e biscoitos eram feitos à base do dito cujo.
Pelo que consta, foram apreendidas cerca de 4 mil latas. Grande parte da ganja foi consumida em níveis de Freak Brothers. O restante apodreceu no fundo do mar. Que descanse em paz.
Swami Amitrup