Trocando as bolas
Se o Radiohead resolve fazer um jornal, os jornalistas também podem fazer um Radiohead
A imprensa inglesa e seu inesgotável senso de humor atacam novamente. Em uma muito bem humorada resposta, a redação do jornal The Guardian produiziu um ótimo cover de Creep, clássico do Radiohead, reagindo ao lançamento do jornal produzido por Thom Yorke e companhia. O Universal Sigh, jornal com arte complementar do recém-lançado álbum King of Limbs, chegou hoje à dezenas de bancas em 25 países diferentes.
Até agora, não existe previsão para lançamento do jornal em terras sul-americanas, muito menos por aqui, no País do Carnaval. Mas você pode dar uma espiada no conteúdo de Universal Sigh (algo como "O Suspiro Universal" em bom português) no site da revista australiana Rip It Up, que postou em seu site oficial uma versão PDF do jornal. Veja clicando aqui.
Mas de volta ao cover de Creep, os músicos-jornalistas do The Guardian se reuniram em um estúdio de Londres na semana passada a gravaram a versão publicada hoje pelo Music Blog da edição digital do jornal. Com a intenção de igualar o Radiohead em seu próprio jogo, o time de redatores resolveu se arriscar na música como a banda se arriscou na publicação do jornal, em uma divertida brincadeira que deu muito certo.
A formação contou com Ed Vulliamy (redator do Guardian e do Observer) nos vocais, Jon Dennis (gerente de produção multimídia) e Mark Rice-Oxley (editor assistente de assuntos estrangeiros do Guardian) nas guitarras, Rick Peters (sub-editor de gastronomia) no baixo, Tim Dowling (colunista da Guardian Weekend) no banjo, Katrina Dixon (do Guardian Guide) na bateria, Pascal Wyse, (produtor multimídia) no trombone e Alan Rusbridger (editor-chefe do jornal) nos teclados.
No site do Universal Sigh já existe uma galeria com fotos de diversas localidades que estão distribuindo o jornal entre Europa e Estados Unidos. O jornal está sendo distribuído de graça, mas alguns vendedores do eBay já estão colocando preços de mais de uma centena de dólares por uma cópia recém-publicada. A tendência é que os preços subam ainda mais depois que o jornal esgotar nas bancas.
Infelizmente nós não podemos publicar aqui o vídeo do time de jornalistas fazendo o cover de Creep, mas você pode (e deve) ouvir a versão no site do Guardian, clicando aqui. Você vê alguns detalhes do jornal na galeria abaixo.