Tim Burton: 700 Partes
Expo itinerante mostra relíquias dos filmes e animações do premiado diretor de cinema
Máscaras de Batman usadas por Michael Keaton nos dois primeiros filmes do cavaleiro das trevas? Confere! Noiva cadáver original? Confere! Fantasia usada por Johnny Depp em Edward Mãos de Tesoura? Confere! Storyboards de Marte Ataca? Confere! Elementos de cena de O Estranho Mundo de Jack? Também confere! Essas e muitas outras peças únicas e insubstituíveis que ilustraram a vasta carreira do diretor Tim Burton integram a mostra itinerante que leva seu nome, que chegou em Los Angeles no fim de semana.
Em circulação desde o ano passado, a antologia artística deste que é um dos maiores diretores de fantasia de todos os tempos chega a sua quarta cidade, onde recebeu uma bela cobertura do site My Modern Met. Ocupando uma boa parte do espaço do Los Angeles County of Museum of Art (LACMA), a exposição reúne cerca de 700 peças da carreira de Burton, entre miniaturas originais usadas em seus filmes, storyboards, rascunhos, anotações, roupas usadas nos filmes e artes conceito de praticamente todas as suas obras.
A exposição viaja para divulgar o livro The Art of Tim Burton, uma antologia dos trabalhos do diretor e animador em edição de luxo com 430 páginas repletas com mais de mil ilustrações de próprio punho de Burton. Alí, assim como na exposição, estã reunidos trabalhos relativos aos filmes Alice in Wonderland (2010), A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver (2005), Peixe Grande (2003), Planeta dos Macacos (2001), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, (1999), Ed Wood (1994), Batman Returns (1992), Edward Mãos de Tesoura (1990), Beetlejuice (1988), Vincent (1982) e muitos outros.
No próprio site oficial de Burton está presente uma prévia desta antologia reunida em livro com uma belíssima galeria interativa. Ali, para explorar os trabalhos do artista, você controla Stainboy (personagem clássico do diretor) em um corredor que imita uma galeria de arte, explorando ilustrações, sketches e pinturas presentes no livro. The Art of Tim Burton sai em duas edições (normal e deluxe) e pode ser comprado via internet através da página da Steeles Publishing.
Logo abaixo você vê algumas fotos da edição californiana da mostra Tim Burton publicadas pelo My Modern Met. Para ver a cobertura completa, Vá até o site e saiba mais. A mostra já passou por Nova York, Melbourne, Toronto e agora Los Angeles. Quem sabe um dia a exposição não venha para a América Latina para que também possamos ver mais de perto essas pequenas pérolas do cinema?
Vai lá: www.mymodernmet.com