Teatro pop

Peça Quixote, da Cia. dos Imaginários, apresenta o personagem de Miguel de Cervantes sem textos ou falas

por Flora Paul em

Se você não é uma pessoa habituada a ir ao teatro, aqui uma dica para começar a ir: estreia hoje, dia 13 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo, a peça Quixote, da Cia. dos Imaginários.

A peça é uma adaptação sem textos de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. "Desde o início acreditamos que trabalhar uma criação pautada em outros estímulos que não o texto falado abriria espaço para uma leitura mais simbólica e universal da obra, desobrigando-nos de uma 'adaptação' convencional", contou o diretor da peça, René Piazentin, ao site da Trip.

Na falta de falas, músicas dos Beatles, Moby, Fred Zero Quatro e até Prodigy servem de trilha sonora, além de trechos de discursos de Gandhi e Marthin Luther King. "A seleção final assume a diversidade de estilos como uma marca para as mudanças radicais de situações e climas na peça", conta Piazentin, "e existem também especificidades, como no caso de 'Fool on the Hill', dos Beatles, que parece descrever o próprio Dom Quixote, e a montagem com discursos de Gandhi e Luther King no início, figuras que entendemos como 'quixotescas' na vida real."

Com um teatro fora dos moldes convencionais e a um preço justo, a peça tem duração de 60 minutos, que você nem vai sentir passar. Boa oportunidade para um projeto de ano novo mais cultural - além de ser sempre oportuno se reencontrar com utópico cavaleiro da triste figura.

Vai lá:

Créditos

Imagem principal: Mariana Nogueira/Divulgação

Arquivado em: Trip / Teatro / Música / Arte