Surfing Illustrated
Todas as capas da clássica revista dos anos 60 que mudou o jeito de falar de surf
No fim dos anos 50 e começo dos anos 60, o surf começou a ganhar espaço na cultura popular americana. A profissionalização do esporte começou a tomar forma e as primeiras publicações relevantes sobre o assunto surgiram principalmente na costa oeste dos EUA, oásis que deu ao surf o que o esporte mais precisava para crescer: um mercado consumidor de peso.
Foi nessa época, mais precisamente em 1962, que a revista bimestral Surfing Illustrated começou a circular nos EUA. Fundada pelo empresário e cinegrafista de surf Walt Phillips, famoso em Los Angeles por sua cara de bom moço e pelos filmes Suset Surf Craze, Psyche Out, Once upon a Wave e Dr. Strangesurf, a revista foi uma das principais publicações de surf americanas até 1967. Nesse ano a Surfing Illustrated fechou de vez com a mudança de seu editor geral para a costa leste, mais precisamente na Flórida.
Outra figura que passou pela redação da revista foi o fotógrafo Leroy Grannis, local de Hermosa Beach e conhecido no mundo do surf por integrar a equipe da importantíssima publicação Reef. A Surfing Illustrated foi ainda uma das primeiras dos anos 60 a mostrar o desenvolvimento do surf feminino nos EUA, com ensaios em todas as suas edições das chamadas Miss SI.
Também foi uma das primeiras a realizar eleições de Surfista do Ano, prêmio que Greg Noll ganhou em 1965. No mesmo ano, a lendária surfista Linda Benson levou o prêmio entre as melhores meninas nas pranchas.
Na galeria no alto da página você vê todas as capas de todas as edições da clássica Surfing Illustrated, uma revista que mudou para sempre o jeito de se falar sobre surf.