Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

SuperKite


Por Antônio Bonfá Jr.*


Aconteceu no último fim de semana em Fortaleza, Ceará, a etapa final do circuito mundial de kitesurf. Para quem não sabe, a modalidade é uma mistura de surf e windsurf, na qual o atleta controla uma pipa (kite) gigante, o que faz com que ele veleje com o vento. O SuperKite, que define os melhores atletas do mundo pelo ranking da PKRA ? Professional Kiteboard Riders Association, é a segunda edição do evento no Brasil, o que coloca o país na rota mundial do esporte.



O campeão mundial profissional por antecipação, o inglês Aaron Hadlow, e seu adversário na final, o holandês Ruben Lanten, ambos com apenas 16 anos, fizeram um duelo memorável. Talvez Aaron, já relaxado por conta do título, garantido por antecipação, não teve a mesma determinação que o seu oponente. Deixou a vitória escapar na final, numa bateria que teve dois dias de duração e foi interrompida três vezes devido a inconstância dos ventos. Lanten, que saiu da repescagem para desafiar o inglês na final, precisava derrubar o campeão do circuito duas vezes no Beach Park, em Fortaleza. E não se intimidou. Em sua primeira final, partiu para cima e conseguiu as duas vitórias. Com um bom ritmo competitivo levou pra casa o cheque gordo de 5 mil dólares ? nada mal para um garoto de 16 anos.


Na disputa feminina, a neozelandeza Cindy Mosey, invicta desde inaugurado o circuito, manteve a tradição e sagrou-se tricampeã mundial. Os brasileiros faturaram a quinta colocação no masculino e feminino, com Joseph Carneiro e Bruna Kajyia.


Foi introduzida nessa etapa a modalidade kitewave, que simula manobras e movimentos de surf nas ondas. Valem somente manobras executadas dentro da onda e mais próximas possíveis às do surf. O formato, inovador, deu certo e deve ser adotado como evento complementar nas próximas etapas.


O SuperKite distribuiu U$ 70.000 em prêmios. Teve patrocínio do Ministério do Turismo, Beach Park e Correios e apoio da TAM Viagens e do Governo do Ceará.


* Antonio Bonfá Jr, o Totó, 31, é skatista profissional e pratica surf e snowboard. É também gerente comercial de clientes diretos da TRIP e colunista do site www.boardsports.com.br.

 
Sair da versão mobile