Aconteceu no último fim de semana em Fortaleza, Ceará, a etapa final do circuito mundial de kitesurf. Para quem não sabe, a modalidade é uma mistura de surf e windsurf, na qual o atleta controla uma pipa (kite) gigante, o que faz com que ele veleje com o vento. O SuperKite, que define os melhores atletas do mundo pelo ranking da PKRA ? Professional Kiteboard Riders Association, é a segunda edição do evento no Brasil, o que coloca o país na rota mundial do esporte.
Foi introduzida nessa etapa a modalidade kitewave, que simula manobras e movimentos de surf nas ondas. Valem somente manobras executadas dentro da onda e mais próximas possíveis às do surf. O formato, inovador, deu certo e deve ser adotado como evento complementar nas próximas etapas.
O SuperKite distribuiu U$ 70.000 em prêmios. Teve patrocínio do Ministério do Turismo, Beach Park e Correios e apoio da TAM Viagens e do Governo do Ceará.
* Antonio Bonfá Jr, o Totó, 31, é skatista profissional e pratica surf e snowboard. É também gerente comercial de clientes diretos da TRIP e colunista do site www.boardsports.com.br.