Super-heróis popstars
Desenhistas levam personagens dos quadrinhos para capas de discos famosos
Não é de hoje que o mundo dos quadrinhos flerta com a cena musical e vice-versa. Dezenas de bandas já contaram suas trajetórias e seus feitos através das HQs, de Beatles à Spice Girls, de Rolling Stones à Amy Winehouse. A fascinante junção dos dois universos encorajou dois artistas a criarem séries distintas de super-heróis no comando de bandas de rock.
Numa espécie de paródia, o artista alemão Uwe de Witt, que destina boa parte de seu trabalho à arte digital, realizou o projeto “Superhero Cover Parody”, onde personagens como Ciclope dos X-men protagoniza a icônica capa de Aladdin Sane de David Bowie, ou então o Motoqueiro Fantasma interpreta Prince na clássica capa de Purple Rain.
Seguindo o mesmo conceito, o desenhista Cliff Chiang, - que atualmente trabalha para a DC Comics com Brian Azzarello nos quadrinhos da Mulher Maravilha -, mostra Elektra Assassina incorporando Jennifer Beals na memorável capa de Flashdance, assim como Ororo Monroe, a Tempestade dos X-Men, dando uma nova roupagem à Janet Jackson dos anos 80.
Fazendo uma brincadeira com a cultura pop ocidental, os dois artistas mostram uma realidade pouco comum na narrativa dos personagens das HQs, onde super-heróis cansados da vida de perseguições e da luta contra o crime encaram o showbusiness como uma alternativa.
Veja na galeria.
(*) Felipe Pedroso é historiador, escritor e mantém o blog de arte e cultura BLCKDMNDS