Sol e marolas no fim de semana

No fim de semana, o bom tempo serve de prêmio de consolação para a falta de ondas

por Redação em

Blindagem garante sol, mas repele novos swells
O momento é de mudança no cenário, com uma enorme massa de ar quente cobrindo boa parte do país. Com isso, as grandes tempestades do Atlântico passando longe da costa paulista, os dilúvios de julho também dão uma trégua e o tempo serve como prêmio de consolação pela falta de ondas.

Previsão das Ondas
O sistema que atuou próximo a costa no início desta semana trouxe ondas por volta de 1m, com algumas maiores nos preferenciais, e a formação começou a melhorar a partir de quarta. A partir de agora, o centro de alta pressão que envolve o estado deve continuar repelindo as tempestades e impedindo a entrada de novos swells no curto prazo, e por isso deveremos ter um quadro fraco de ondas a partir de sexta, dia 14. O efeito colateral positivo é a possível redução dos constantes ventos do quadrante sul em nossa costa, culpados em grande parte pela queda na qualidade das ondas durante os últimos 45 dias, especialmente no litoral norte de SP. A primeira quinzena de Agosto vem se consolidando como a mais fraca deste inverno, com apenas um swell contabilizado.  Novidades nesse sentido só poderão ocorrer no final da próxima semana. Ou seja, estamos passando por uma transição, e nos resta esperar que a próxima ondulação de verdade entre com mais qualidade.

Sexta: Ainda devemos ter os últimos momentos da rebarba, mas como ela realmente passa por fora, o bom é aproveitar a manhã. Ondas de sudeste, baixa intensidade e período declinante (12 para 9s ao longo do dia) devem quebrar com meio a um metrinho pela manhã, baixando gradativamente até o final de tarde. Os ventos devem estar mais amenos, incluindo brisa leste bem cedo e no fim de tarde, sudeste moderado no meio do dia e momentos praticamente parados.

Fim de Semana: Mais uma vez deveremos ter condições extremamente fracas, com muitos picos praticamente flat. Não há nenhum resquício de ondas mais consistentes, ou seja, nada com período mais razoável, pois toda energia transferida da atmosfera para o mar nas grandes ondulações do Atlântico deve continuar rumando à África. Sendo assim, teremos apenas algumas ondas geradas pelos ventos do quadrante leste, chegando ao litoral de SP com fraca intensidade e baixíssimo período, entre medíocres 5 ou 6s. Desta vez não teremos nem variações mais amplas de maré para dar uma força, e as expectativas são ainda piores que as do último FDS. Para quem quiser arriscar alguma brincadeira bem de leve, resta apostar nos preferenciais de leste, e antes do vento entrar. Os picos de sul ficam totalmente comprometidos, e a grande maioria deve ficar flat, com possíveis marolinhas nos preferenciais. Vai valer pelo tempo, e não pelo surf. 

Sequência: A semana deve seguir fraquíssima e lestada, com ventos predominando entre os quadrantes nordeste e noroeste.

Previsão do Tempo
O sol voltou com tudo hoje e assim deve continuar pelos próximos dias, com céu aberto e pouquíssima ou nenhuma nebulosidade. As tardes devem continuar esquentando e poderemos ter até um pouco de calor no meio dos dias. Mas não se engane, estamos no meio do inverno, e as noites devem continuar sendo frias mesmo com a volta do sol.

Fim de semana: O predomínio de tempo bom durante o FDS é tiro certo, com sábado de sol intenso e possibilidade de alguma nebulosidade no domingo. As temperaturas vão estar agradáveis e não há sinalização de chuva, portanto o finde deve contar com areias mais floridas. Esse é o principal atrativo do cardápio, já que o surf vai deixar muito a desejar.

Sequência: O início da próxima semana continua com tempo bom e sol, mas deve contar com aumento de nebulosidade. Fique tranquilo, pois não há indícios de chuva (apenas uma possível leve e passageira garoa de segunda para terça-feira) e as temperaturas seguem em elevação duração as tardes ao longo da semana.

Abraço e boas ondinhas!

--

Previsão by www.ldsurf.com.br

Arquivado em: Trip / Praia / Esporte