Skate e grafitti no museu
Artistas de rua e skatistas invadem exposição no MOCA de Los Angeles
Transcendendo os limites da rua, estreia neste domingo, dia 17 de abril, a mostra Art in the Streets, maior exposição já feita em um museu norte-americano sobre a história da arte de rua. Ali, o grafitti, estêncil, stickers e transfers dividem espaço com skatistas graças a uma instalação de Lance Mountain e Geoff McFettridge que transforma o espaço do Museum of Contemporary Art de Los Angeles (MOCA) em uma pista de skate.
Aberta até o dia 8 de agosto, a exibição pioneira reunirá trabalhos de 50 artistas consagrados da street art, incluindo os locais Craig R. Stecyk III, Chaz Bojórquez, Mister Cartoon, RETNA, SABER, REVOK e RISK. Além destes estão na exposição trabalhos de Margaret Kilgallen (San Francisco), Swoon (Nova York), Shepard Fairey (Los Angeles), JR (Paris), Fab 5 Freddy (Nova York), Lee Quiñones (Nova York), Futura (Nova York), e os cultuados brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos.
Além dos artistas, a mostra ainda apresenta trabalhos de uma dezena de fotógrafos e cineastas envolvidos na street art, entre os quais se destacam Martha Cooper, Henry Chalfant, James Prigoff, Steve Grody, Gusmano Cesaretti, Estevan Oriol, Ed Templeton, Larry Clark, Terry Richardson e o grande Spike Jonze (Quero Ser John Malkovic e Adaptação).
Depois de deixar o Moca, a exibição segue para Nova York, onde abre no tradicional Brooklyn Museum entre os dias 30 de maio e 8 de julho. Tanto no MOCA quanto em Nova York, a exposição conta com vendas de uma edição limitada de camisetas Nike SB criadas por Craig Stecyk, Lance Mountain e Neckface, além de um Nike Dunk assinado por Geoff McFettridge e um Blazer desenhado pelo skatista profissional Lance Mountain.
Logo abaixo você vê duas imagens da instalação "skatavel" da Art in The Streets, que leva o grafitti e o skate para dentro dos grandes museus americanos.