Sintetizador é fácil?
Festival sueco acaba com balela de que qualquer um pode tocar sintetizadores
Quem nunca ouviu essa: "qualquer um sabe tocar sintetizador, é só apertar os botões que ele faz tudo sozinho"? O argumento mais furado daqueles que não respeitam a música eletrônica como forma de expressão válida, dizendo que "isso não é música", foi colocado a prova pelos organizadores do festival sueco de e-music Volt Festival, que rola em Uppsala no dia 7 de junho. A ideia foi simples: se qualquer um sabe tocar sintetizadores e baterias eletrônicas, então alguns animais considerados muito espertos também seriam capazes de produzir ao menos uma linha em um desses instrumentos.
Assim, seis espécies de animais considerados muito inteligentes experimentaram seis tipos de sinths, desde baterias eletrônicas a samplers e teclados de programação. O registro em vídeo, que você vê acima, mostra o encontro de um mico-leão dourado com uma Roland TR-909, de um sagui-leãozinho com uma Bleeptronic 5000, de uma preguiça com uma Yamaha SHS-10, de um bando de lêmures com um Yamaha DX7, de suricates com um Ensonic Mirage EPS16 e de babuinos sagrados asiáticos com um Casiotone CT-360. Todo menos do que impressionantes.
O vídeo serve como viral de divulgação do Volt Festival, que trará shows de grandes nomes da música eletrônica como Loud Objects, Ikonikam Gudrun Gut e o ex-Kraftwerk Wolfgang Flür, que integrou o seminal quarteto avant garde alemão de 73 a 87, quando gravou os álbuns Autobahn (1974), Radioaktivität (1975), Trans-Europa Express (1977), Die mensch Maschine (1978), Computerwelt (1981), Tour de France (1983) e Electric Café/Techno Pop (1986).
No player abaixo você vê o making of do vídeo, onde a equipe revela como atraiu a atenção dos bichos para que eles se interessassem pelos sintetizadores.
Vai lá: http://voltfestivalen.se
(via io9)