?Seu Palhaço! No Brasil não tem neve!?
Brasileiro que treina esqui na tropical Campinas vai representar o país na Olimpíada de Inverno
Publicidade

Fotos Arquivo Pessoal
Vez ou outra é isso que Hélio Freitas escuta enquanto pratica seu esporte predileto. É que o rapaz escolheu uma atividade pouco adequada para a tropical cidade de Campinas (SP): esqui. Agora, o “palhaço” que treina “esquiando” na avenida vai representar o Brasil na próxima Olimpíada de Inverno, na Itália
Por Ana Paula Canestrelli
Olimpíadas de Inverno precisam de neve para acontecer, certo? Isso mesmo. E pressupõem que os competidores também treinem na neve assim como um nadador costuma usar uma piscina para praticar, não? Nem sempre… Veja o caso de Hélio Freitas. O cara, de 36 anos, é gaúcho e mora em Campinas (SP). Ou seja, Brasil. E Brasil raramente, muito raramente, recebe uns floquinhos de neve – e olha que é quase sempre lá para os lados de São Joaquim (SC). Treino na neve, portanto, é um troço meio difícil por estas bandas. Mesmo assim, apesar de ser um “rapaz tropical”, Hélio teimou porque teimou em se tornar um “atleta da neve” – e numa das modalidades mais difíceis: o cross country, uma espécie de esqui off-road. Conseguiu. Vai ser o único representante brasuca a disputar a Olimpíada de Inverno de 2006 (em fevereiro, em Turim, na Itália) nessa especialidade. Antes, no início deste ano, ele já havia causado sensação no Mundial de Esqui, na Alemanha. Não por seu desempenho, é claro (ele ficou em penúltimo lugar, na frente apenas de um marroquino), mas por ser o único esquiador que treina em um país sem neve a participar da competição.
Por que essa idéia de virar esquiador?
Sou triatleta e sempre quis ir a uma Olimpíada, mas sabia que nunca ia chegar ao nível dos profissionais. O esqui era disputado só por amadores e vi aí uma chance de me classificar.
Quando você aprendeu a esquiar?
Em 2002, na Argentina. Depois fui pra Itália e aí passei a fazer duas viagens por ano, nas quais eu sempre procuro a ajuda de um instrutor. Hoje sou tricampeão brasileiro. Disputei o primeiro campeonato em 2003, na Argentina, contra mais um cara apenas.
E a expectativa para a próxima Olimpíada?
Chegar entre os primeiros não dá, mas pretendo completar a prova e ser reconhecido.
Como você faz pra treinar no Brasil?
Tenho equipamentos que simulam esqui no asfalto e na grama. Treino sozinho toda noite, no canteiro da avenida mais movimentada de Campinas, a Norte-Sul, onde o gramado é longo e plano.
E as pessoas que te vêem na rua, não acham estranho?
Acham. No começo, sofri muito, me xingavam o tempo todo. Hoje já estão mais acostumadas. Mas de vez em quando alguém ainda grita: “Seu palhaço! No Brasil não tem neve!”.
VAI LÁ: Hélio mantém um blog com trechos de sua história e pretende transformá-lo no livro Brasil Abaixo de Zero. Para dar uma espiada acesse: http://www.helioski.blogspot.com
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Tpm
Martine Grael: “Ter uma mulher no leme ainda mexe com o ego de muita gente”
-
Trip
A magia de Salah e os muros invisíveis da Copa de 2026
-
Trip
O plano do Google para uma internet sem cliques
-
Trip
Santos sempre foi caminho. Quando virou destino?
-
Trip
São João da Thay: Thaynara OG usa o ecossistema da influência como vitrine para o interior do Maranhão
-
Trip
Rir da própria desgraça para não pifar
-
Trip
A cidade ainda é nossa?
Publicidade