“Nós estamos cansados de ouvir os gritos da propaganda em todas as esquinas, então decidimos nos reunir com alguns amigos de vários lugares do mundo e começar a retomar nossas ruas, um outdoor de cada vez”. Assim começa o manifesto do coletivo Bradalism, que tomou de assalto 30 pontos de publicidade na Inglaterra às vésperas do maior evento esportivo a chegar no país desde a Copa do Mundo de 1966.
Participaram da ação 24 artistas de rua internacionais, incluindo nomes maiores como Cleon Patterson, Dr. D, Ghost Patrol, Jordan Seiler, Kennard Phillips, Ron English, Shift/Delete, I-Lib, Broken Fingaz, Polyp, OX, Paul Insect, Know Hope e muitos outros.
O processo foi relativamente simples. Em menos de uma semana, com imagens sendo produzidas enquanto o grupo viajava, o coletivo passou por cinco cidades inglesas e tomou de volta 33 pontos de publicidade. Equipes de artistas se revezavam nos outdoors espalhados por cada localidade e colavam seus lambe-lambes por cima dos anúncios em cada placa. Os artistas subiam em escadas usando coletes e uniformes de funcionários das agências, despistando assim as autoridades locais.
“O projeto Brandalism procura criar conexões entre diversas disciplinas, países e temas através da interpretação criativa das informações conseguidas por uma ampla rede de fontes que ajudaram a dar forma à ideia”, explica o coletivo em seu manifesto. “O Brandalism conta com representantes das artes, comunidades, ativismo, terceiro setor e redes academicas, todos unidos para dividir suas perspectivas e especialidades para o projeto.”
Veja na galeria algumas das ações do grupo.
Vai lá: http://brandalism.org.uk
