Samuel Casal
Artista gaúcho expõe em SP e fala sobre o caminho de seu trabalho pelas gravuras e HQs
Começou no último fim de semana a exposição "Em Toda Parte" na galeria Choque Cultural, em São Paulo, reunindo xilogravuras do versátil artista gaúcho Samuel Casal. Em sua segunda exposição de gravuras na galeria paulistana, ele traz a evolução do seu trabalho com o método, que segundo o próprio Samuel, já é seu preferido entre os diferentes talentos que possui. Seu interesse pela gravura veio direto de seu trabalho como ilustrador digital.
"Conforme fui desenvolvendo melhor minha técnica de ilustração digital, fui obtendo resultados cada vez mais orgânicos. Para mim foi uma espécie de caminho inverso, indo do extremo de uma tecnologia e de repente descobrindo que eu usava a mesma forma de construção de imagens que é usada na gravura, especialmente na xilogravura", comentou Samuel. "É essa questão da maneira negra, de você retirar do desenho aquilo que você quer que apareça. Pra mim a gravura tornou-se uma espécie de desafio, mas que parecia o caminho mais natural a seguir."
"Sou um artista bastante inquieto e gosto de experimentar sempre. Quando eu chego em um determinado resultado, muitas vezes isso não me desafia mais. Então eu parto pra outra", continua o artista. "Meu trabalho tem muito a ver com o momento. Eu não penso que faço melhor uma coisa do que a outra. Meu trabalho é bastante pessoal e também bastante instável, pode-se dizer. Ainda tem muita coisa que eu quero fazer para lidar com a minha inquietação."
E a ilustração digital, além da xilogravura, é só um dos muitos talentos artísticos que podem ser enumerados enquanto se fala de Samuel. Ele ainda trabalha bastante com pintura em geral, produção de telas e histórias em quadrinhos, sendo que pelo trabalho com HQ já foi premiado seis vezes com o troféu HQ Mix nas categorias Desenhista Revelação, Desenhista Nacional, Ilustrador Nacional e Melhor Site de Autor. Isso sem falar no gosto pela tatuagem, que ele faz como um hobby e mais uma forma de desafio: "a tattoo, hoje, pra mim é só uma coisa pessoal. É uma mídia que eu pretendo explorar mais adiante, mas por enquanto ainda é só uma questão de curiosidade."
Enquanto você ainda não pode colocar na pele os trabalhos de Samuel Casal, vá até a Choque Cultural e veja a mostra de gravuras "Em Toda Parte", que fica em exposição até 30 de setembro. Na galeria no alto da página você vê alguns destaques dos trabalhos de gravura do artista gaúcho.
Vai lá: Exposição "Em Toda Parte", xilogravuras de Samuel Casal
Quando: de 1 a 30 de setembro
Onde: Galeria Choque Cultural - R. Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena, São Paulo
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3061-2365