Samba novo

Com o apoio da MTV, grupo de samba Casuarina lança DVD para vencer a fronteira da Lapa

por Diogo Rodriguez em

 

 

Até pouco tempo, o grupo de samba Casuarina só era conhecido pela boemia da Lapa, no Rio de Janeiro. Ali, formou-se uma "cena" de samba que normalmente não frequenta o grande circuito de shows, programas de televisão e gravadoras. Teresa Cristina - que é conhecida por ter gravado um disco duplo com músicas de Paulinho da Viola - foi talvez a prata da Lapa que tenha chegado mais longe: faz shows regulares pelo Brasil e até participou de um especial da TV Globo.

Com a MTV passando a apoiar os sambistas do Rio, o cenário começa a mudar. Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz já gravaram discos acústicos pelo selo da emissora que foram bem-recebidos pelo público. É a vez do quinteto da zona sul do Rio, Casuarina. Formado por cinco músicos que já se apresentavam no bairro cortado por arcos, a banda se conheceu num curso da UniRio, segundo conta João Cavalcanti, um dos vocalistas: "Fizemos, por acaso, um curso de preparação para o vestibular de música. Já nos conhecíamos da Lapa. Quando tivemos que apresentar um trabalho para o curso, surgiu o Casuarina".

Mas o cenário não era favorável: "O Rio do pós-anos 90 era uma cidade culturalmente morta. Não havia espaço para tocar", diz Cavalcanti. A solução foi criar uma espécie de comunidade, na qual os sambistas se ajudavam, participando dos shows uns dos outros e arranjando novos espaços para apresentações. Formou-se, então, uma geração de sambistas que "foi forjada nos bares, à noite". Quando o repórter confessou que só ouviu falar do Casuarina por causa do especial da MTV (MTV Apresenta Casuarina, que será lançado em CD e DVD), João Cavalcanti não se surpreendeu: "Essa é uma cena que passa ao largo do mercado fonográfico mainstream". Pelo menos até agora.

Apesar de serem cariocas e fazerem um samba que remete ao samba "clássico", como os próprios integrantes do Casuarina definem seu som, há uma curiosa referência a São Paulo, na música "Ainda sou uma brasa", de Adoniram Barbosa. A pergunta foi inevitável: "São Paulo é o túmulo do samba?". "Todo mundo sempre vem me perguntar isso. Adoramos o samba de São Paulo, gravamos essa do Adoniram no primeiro disco e uma do Paulo Vanzolini. Esse papo não faz sentido", assegura.

Esperando fazer a cena da Lapa transbordar para outros lugares, o Casuarina (que já tem dois discos) fará o show de lançamento de MTV Apresenta Casuarina no dia 19 de setembro, na Fundição Progresso, lugar que tem abrigado as temporadas da banda desde 2005.

Vai lá: Lançamento de MTV Apresenta Casuarina, dia 19/09
Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro; telefone: 2220-5070)
R$ 40

Arquivado em: Trip / Samba / Rio de janeiro / Música