Sábado de gala

Aproveite bem o sábado com sol e ondas de um metrinho porque o tempo vira no domingo

por Redação em

Após mais um feriado abençoado de surf, chegou a vez dos balanços de leste. Como já está tarde, vamos direto ao ponto: não pense que já acabou porque ainda tem mais! O FDS tem surf com meio a um metro/ metrinho de leste/sudeste, temperaturas de verão, um sábado de sol rachando e virada de tempo no domingo.

Previsão do tempo

Nova frente deve complicar o tempo a partir de domingo à tarde, com risco elevado de chuva entre domingo e terça. A queda de temperatura não deverá ser muito intensa, mas a nebulosidade deve persistir e o sol deverá ficar longe por um tempo, podendo voltar de fato somente no fim da outra semana.

Ou seja, trate de aproveitar o sábado e o domingo (antes da chuva), pois este será o melhor momento dos próximos sete dias.

Análise do Atlântico

Após o swell do feriado que, aliás, rendeu ótimas ondas a quem acreditou, o Atlântico Sul entrou numa fase mais amena. Desde então um grande e intenso centro de alta pressão domina uma grande porção de suas águas e impede a formação de ciclones capazes de gerar ondulações de maior porte para o litoral paulista. Mas pela sua localização, tende a favorecer a formação de corredores de nordeste rente a costa sul/ sudeste do país como o que tivemos nesta semana e trouxe ondas de leste de aprox. 1m com boa formação. Já em SC, na reta destas pistas, as ondas chegaram a 1,5m+. Também rolaram boas sessões no PR (destaque para Ilha do Mel) e RJ.

Para esta semana, esse centro de alta pressão continua presente, deslocando-se lentamente a leste e gerando longas, porém fracas pistas de leste/sudeste. Serão elas as responsáveis pelo surf de pequeno porte e período de pico entre 8 e 9s que marcará presença na próxima semana e nos salvará do flat.

Fora isso, apenas sistemas de pequeno porte como o que deverá trazer aumento dos ventos de 2ª para 3ª, sem grande expressão para o surf mas capazes de complicar o clima. Desta forma, seguimos sem indício de mudança no longo prazo, e por enquanto não há nada significativo no radar para o outro FDS.

Resumo

Sábado 20 de novembro

Destaques: Alto astral! O sabadão terá cara de verão, sol esturricando, areia fervendo e pelo menos meio metro para a diversão. Deveremos ter a chegada de um suave reforço de sudeste com influência de leste, sendo uma nova fonte de ondas, diferente da que originou as ondas de leste dos últimos dias. A potência e o momento exato não é consenso entre as fontes, mas tudo indica que pela manhã já estarão na área. Sendo assim, os picos preferenciais de leste a sudeste são as melhores pedidas, com os mais expostos deles podendo apresentar séries entre meio metrão (consevador) e um metro (otimista) na variação de marés. Já os picos de sul devem quebrar com menos tamanho, mas os que recebem alguma influência de sudeste podem render cerca de meio metro bacana, lembrando que os momentos finais do dia ainda deverão contar com momentos de terral (leste) para pentear a valinha. De maneira geral a indicação de qualidade é positiva, com o período matinal, nos arredores do pico da maré seca, coincidindo com os momentos de menos vento.

Ao longo do dia, com o solo esquentando, o vento deve aumentar a intensidade, de sudeste. Mesmo assim, já não tão liso quanto nas primeiras horas, continua rolando um surf e as trocas de marés deverão dar uma forcinha.

Domingo 21 de novembro

Destaques: Ainda tem um surf, com gradativa complicada no tempo, incluindo riso de chuvas mais intensas. As ondas de sudeste com influência de leste continuam na área e mantêm o surf com na casa de meio metro, sendo que os mais expostos de leste/ sudeste ainda pode apresentar séries um pouco mais servidas, especialmente logo cedo. Os picos de sul devem quebrar com cerca de meio metrinho/ meio metro. De maneira geral, o período da manhã, mais uma vez, deve ser uma boa aposta. Os ventos estarão mais calmos, ainda não estará chovendo (o que pode prejudicar esta pequena ondulação) e as ondas ainda estarão com o período de pico em 9s. A indicação de qualidade continua de regular a boa, especialmente antes do vento e da provável chuva. Vale dar uma checada logo cedo, pois ao menos uma brincadeira deverá rolar e o calor continuará intenso. À tarde o mar baixa um pouco e as condições ficam mais ameaçadas. Retorno à capital com pista molhada, volte numa boa se for o caso.

Sequência: 

Chapa morna e ondas na casa de meio metro lestado até o fim da semana.

Sem nenhum sistema de maior potencial (vide Análise do Atlântico, abaixo), a semana inteira deverá contar com ondas de vento de leste / sudeste por volta de meio metro com eventuais momentos mais intensos e outros mais fracos. Mesmo sem grande tamanho, deve proporcionar uma valinha diária nos preferenciais de leste e sudeste, contando com variações mais amplas de marés no início da semana. Os ventos devem predominar de sudeste, dando sinais de maior intensidade na tarde de 2ª e ao longo da 3ª. Para quem estiver na disposição, a tradicional receita do “confere” matinal continua sendo a boa, com indicação de manhãs de ventos mais calmos (exceto na 3ª), quando poderemos ter condições mais interessantes.

Abraço, bom feriado e boas ondas!

Arquivado em: Trip / Surf / Praia / São paulo / Litoral norte / Esporte