Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Retrospectiva World Tour 2012

Joel Parkinson sagrou-se neste ano Campeão Mundial de Surf pela primeira vez em sua carreira. Parko venceu a última etapa do torneio de 2012, o tradicionalíssimo Billabong Pipe Masters em Banzai Pipeline, Havaí, deixando na saudades seu compatriota Josh Kerr na final e garantindo o título da ASP sobre ninguém menos que o lendário Kelly Slater.

Parko chegou a três finais no ano (Rio de Janeiro, Teahupoo, Trestles) antes de garantir sua primeira etapa no ano e o título mundial. Depois de ser vice em 2002, 2004, 2009 e 2011, ele leva seu primeiro título mesmo sem a final que todos estavam esperando em Pipeline.

Slater, maior rival de Parko no ano, perdeu a semifinal do Pipe Masters para Josh Kerr e viu seu sonho de ser 12 vezes campeão atrasado por mais um ano.

Dois brasileiros chegaram ao Top 10 nesse ano. O melhor colocado foi Adriano de Souza, que ficou com um 5º lugar depois de várias semifinais disputadas e um vice no Quicksilver Pro Gold Coast, na Austrália, etapa que abriu o torneio. O menino prodígio Gabriel Medina terminou o ano em sétimo, chegando a duas finais: no Volcom Pro Fiji (quando perdeu para Kelly Slater) e no Rip Curl Pro Portugal, quando perdeu para o australiano Julian Wilson.

E para comemorar o primeiro e merecidíssimo título de Joel Parkinson, lembramos os 10 melhores momentos das 10 etapas do ASP World Tour desse ano, lista que você vê na galeria.

Veja abaixo como ficou a classificação do ano no Tour:

1 – Joel Parkinson (AUS)
2 – Kelly Slater (EUA)
3 – Mick Fanning (AUS)
4 – John John Florence (HAW)
5 – Adriano De Souza (BRA)
6 – Taj Burrow (AUS)
7 – Gabriel Medina (BRA)
8 – Josh Kerr (AUS)
9 – Julian Wilson (AUS)
10 – Owen Wright (AUS)

Sair da versão mobile