Re-renascença
Artista francês cria murais inspirados na arte renascentista usando grampos de construção
Inspirado no virtuosismo excessivo e na revisão dos valores clássicos e naturalistas do período da Alta Renascença, o artista francês Baptiste Debombourg criou uma série com três grandes murais de influência renascentista usando apenas grampos de construção. Os trabalhos, que exigem uma paciência ilimitada e operam aproveitando-se das próprias limitações, chegam a ter até 450 mil grampos e dominam paredes inteiras, um colírio para os olhos de quem se interessa por revisões desse que foi um dos períodos mais centrais de toda a história da arte.
A série do Aggravure se apropria da figura mítica de Ícaro, o homem que queria voar e construíu um par de asas de cera. O mito grego foi reproduzido e repetido em dezenas de trabalhos da época. Em seu site, ele fala sobre as razões e as questões estéticas que o aproximaram da rensacença nessa série: "A combinação entre o pathos, a beleza e o movimento anti-natural do Maneirismo Italiano, aqui, escondem uma espécie de agressividade. Os grampos são usados como material e como meio, brincando com a violência do contemporâneo e a profana utilidade da vida cotidiana."
"O que eu acho mais interessante sobre a gravura da época do Maneirismo são suas representações desenvolvidas ao redor de temas religiosos e míticos", ele continua. "Isso e os ecos potenciais desses temas que existem hoje nas histórias de super heróis e fisioculturistas. É a agressividade do culto ao poder masculino."
Na galeria acima você vê imagens dos três murais "grampeados" por Debombourg. Você pode sabe mais sobre seu trabalho no site oficial do artista francês.
Vai lá: www.baptistedebombourg.com
(via The Laughing Squid)