Ratos sem censura

Fernando Rick e Marcelo Appezato conseguem a proeza de documentar o Ratos de Porão

por Cirilo Dias em

Foram apenas duas sessões de exibição no começo do mês, dias 9 e 11 de maio, no Cine Olido, em São Paulo. O suficiente para criar o burburinho em cima de Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão, documentário de Fernando Rick e Marcelo Appezato.

[VIDEO]http://p.download.uol.com.br/trip/Drogas.flv|ratos-de-porao-03web.jpg[/VIDEO]

Brigas, drogas, turnês, playbacks em programas de auditório, apresentações lendárias e inéditas ao lado do Sepultura e Jello Biafra (vocalista do Dead Kennedys) e depoimentos de quem fez parte da história da banda ou participou bem de perto, como Iggor Cavalera e Andreas Kisser. E o culpado por este extenso material visual é o próprio João Gordo, que documentou tudo o que pôde, desde que ganhou uma filmadora, em 1995. Mas existem outros dois elementos que foram cruciais para que Guidable ganhasse vida: o videoclipe de “Covardia de Plantão”, censurado pela gravadora Deckdisc e uma visita à Noites do Terror no Playcenter, com João Gordo e família.

“Eu fui encontrar com o Gordo para falar do videoclipe e ele estava saindo com mulher para ir na Noites do Terror. E foi daí que rolou a conversa para fazer o documentário sobre a banda”, diz Fernando Rick.

[VIDEO]http://p.download.uol.com.br/trip/Aviao.flv|ratos-de-porao-03web.jpg[/VIDEO]

Ainda segundo Rick, foram muitas as pessoas que tentaram produzir algo sobre a banda, “mas os caras complicavam demais. Tentavam esquemas com produtoras, grana para produção. “ Após um ano a base de muita lasanha, cerveja e madrugadas viradas, Rick e o amigo Marcelo conseguiram a proeza de finalizar Guidable, gastando menos de cinco mil reais. “O Gordo colaborou bastante também. Ele passava todo dia em casa e deixava alguma material inédito que ele conseguia. Nosso maior gasto foi mesmo com as viagens para entrevistar o pessoal”, Marcelo enquanto aponta para as caixas lotadas de fitas. “Com esse monte de material, se a gente não ganhar grana com o filme, vamos armar uma banquinha de dvd pirata aqui no centro de São Paulo [risos]”.

Quem perdeu as exibições de Guidable, pode ficar tranquilo. Já estão sendo programadas mais algumas exibições no início de abril, no Cine Olido.

Arquivado em: Trip / Documentário / Filmes