Ramones com sotaque alemão
Museu dedicado à banda em Berlim é inspirado no CBGB e recebe shows de grandes bandas
Assim como o lendário CBGB, casa de shows novaiorquina aberta nos anos 70 que virou a casa da primeira onda do punk americano, o RMCM de Berlim é pequeno e apertado. Inspirado no palco que revelou grandes nomes como Blondie, Talking Heads e Television, o Museu dos Ramones em Berlim é o primeiro do mundo dedicado ao grupo punk de Nova York e recebe grandes shows em um ambiente intimista e que lembra em muito o ambiente do clube de Manhattan.
No acervo do museu estão as peças da coleção do alemão Flo Hayler, que começou a juntar memorabília dos Ramones com um ingresso, uma camiseta e um poster que comprou em um show da banda em Berlim no ano de 1990. Em 2005, no aniversário de um ano da morte de Joey Ramone, ele inaugurou a primeira encarnação do museu, que ficou no mesmo endereço até 2008. Naquele ano, o espaço se mudou para um local maior e ganhou mais duzentas peças inéditas, que continuam em exposição até hoje.
Na galeria existem fotos autografadas de todos os integrantes que passaram pelos Ramones em 20 anos de banda, uma mostra de camisetas oficiais, posters, flyers, baquetas, palhetas e centenas de fotografias cobrindo todas as eras e encarnações da banda capiteneada com mão de ferro pelo guitarrista Johnny Ramone.
Para quem vai para Berlim e se liga na carreira dos Ramones, o museu alemão da banda é parada obrigatória.
Veja nas fotos alguns dos grandes nomes que já passaram e se apresentaram no Museu dos Ramones.
Vai lá: Ramones Museum: Home of the Fast Four
Onde: Krausnickstr. 23 - Berlim, Alemanha
Quanto: Museu com entrada franca (exceto em dias de show)
Informações: www.ramonesmuseum.com