Quero ser Stephen Tobolowsky
Você o conhece, só não sabe quem é
Você conhece Stephen Tobolowsky, só não sabe quem é: trata-se daquele cara que você já viu numa porção de filmes, mas não sabe o nome. Ele era o promotor, ou o advogado de defesa, ou o joalheiro, ou o prefeito, ou o vendedor, ou o agente do FBI. Uma das coisas legais do Tobolowsky é que quase ninguém sabe o nome da maioria dos seus personagens. Só a profissão.
Ele topa qualquer parada, emprestando com elegância seu carisma coadjuvante a filmes de toda espécie - de Beary e os Ursos Caipiras até Os Imorais ou Thelma & Louise. Mesmo em filme de Bruno Barreto ele já deu canja. Lembra o estrangeiro de Bossa Nova? É ele.
Não que não tenha talento, o Tobolowsky tem as manhas. Ned Ryarson, o corretor de seguros de O Feitiço do Tempo (biiing!), é tão genial que merecia uma sitcom. Como quem não quer nada, ele já trabalhou com Stephen Frears, Ridley Scott e John Carpenter e ainda trocou umas idéias com David Byrne, do Talking Heads, que foi co-roteirista de True Stories. Dividiu o set com Al Pacino, Robert Redford, Dustin Hoffman e Andy Garcia, e viu de pertinho Sean Young, Nastassja Kinsky, Susan Sarandon e Winona Ryder.
Eu ficaria bastante feliz se pudesse bater um papo com o Tobolowsky. Depois de quase trinta anos de carreira e uns cem filmes no currículo, esse cara de jeitão pacato deve ter muita história boa pra contar, pelo tanto de coisa que já viu. Aquela cruzada de pernas da Sharon Stone em Instinto Selvagem, por exemplo. O velho Tobola estava lá no interrogatório. Duvida? Vai ver.