Queda (realmente) livre
Skydiver salta sem paraquedas de helicóptero e pousa em segurança no Reino Unido
Isso sim é queda livre, o resto é conversa. Aos 42 anos, o skydiver e dublê Gary Connery entrou para a história dos esportes extremos realizando sem paraquedas um salto de mais de 700 metros de altura. No último dia 22, o britânico saltou de um helicóptero usando apenas um wingsuit e aterrissou em uma pilha de 18.600 caixas de papelão, com uma margem de erro disponível praticamente inexistente. Essa foi a maior façanha de sua carreira, que deixou sua esposa, com quem tem dois filhos, de cabelos em pé.
Connery tem mais de 900 saltos de paraquedas no currículo, excluindo daí os pelo menos 450 base jumps já realizados por ele. Além disso, Gary trabalhou no cinema como dublê, quando participou de grandes franquias como Indiana Jones, Batman e Harry Potter. Em entrevista concedida ao Telegraph momentos após o pouso, ainda carregado de adrenalina, ele comentou a proeza.
"Eu estou em uma zona estranha nesse momento", comentou o paraquedista que pela primeira vez saltou sem a ajuda de seu velho companheiro, o para-quedas. "É um sentimento impressionante. Eu me sinto incrível, simplesmente e completamente extasiado".
Nos vídeos abaixo você vê por vários ângulos a descida vertiginosa a quase 130 km/h.