Representantes de quatro coletivos que fazem bem-humoradas intervenções em cidades brasileiras falam da tentativa de humanizar os espaços públicos
Mais amor, por favor - O que faz? Pichação de muros e fixacão de cartazes com a mensagem “Mais amor, por favor”, que aparecem no clipe da música “Não existe amor em SP”, do rapper Criolo. Criou uma bicicleta com projetor de imagens, que será levada a dez capitais brasileiras. Quando começou? 2009. Qual é a ideia? “Espalhar a mensagem por mais amor, gentileza e respeito entre as pessoas”, explica o artista multimídia, Ygor Marotta. ygormarotta.com / Créditos: Divulgação
Coletivo Muda - O que faz? Instala painéis de azulejos em locais abandonados do Rio de Janeiro. A ação foi levada a São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brumadinho (MG), Itaipava (RJ), Cumuraxatiba (BA), Nova York e Havana. Quando começou? 2011. Qual é a ideia? “Interferir no cotidiano da cidade por meio de painéis que contrastam com o espaço urbano, chamando a atenção para espaços esquecidos e proporcionando uma experiência lúdica ao espectador”, explica o designer carioca João Tolentino. coletivomuda.com.br / Créditos: Divulgação
Coletivo feito à mão - O que faz? Veste árvores e postes com peças de tricô coloridas. Quando começou? 2011. Qual é a ideia? “Resgatar um ‘slow lifestyle’ que vai contra tudo o que nos cerca hoje em dia: telefone, internet, redes sociais. Usamos técnicas tradicionais capazes de trazer calor e irmandade entre nós”, diz a figurinista Flavia Lhacer. facebook.com/ColetivoFeitoAMao / Créditos: Divulgação
CURATIVOS URBANOS: Coloca curativos nas calçadas de São Paulo. No Facebook, o coletivo publicou um passo-a-passo de como fazer e a ação se espalhou para Bahia, interior paulista, Porto Alegre e Roma, na Itália.'a ideia é mostrar a insatisfação com o espaço público. Percebemos que tínhamos que fazer algo em relação às calçadas, que são o básico para a vida nas ruas', diz o designer Renato Forster. Vai lá: http://fb.com/curativosurbanos / Créditos: Divulgação
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