PROFESSOR
Professor
Quando consegui ler o que estava vendo, ler tornou-se parte de meus sentimentos. Passei a querer saber como as pessoas antigas, que liam do céu a chuva. Durante décadas aprisionado, somente a leitura da vida, através dos livros sustentou meu imaginário de lucidez. Tudo era perto demais e eu sempre soube que se não mudasse seria mudado. A prisão me transformaria em um ser aprisionável. Fui obrigado a construir meus sonhos e ideais ao avesso para não ser atropelado pela cultura criminal determinante das prisões. Lutei contra a ignorância e a estupidez, só podia me transformar em professor mesmo.
*************
Honestidade
Pensar em ladrão honesto é uma incongruência. Por princípio, o ladrão já é desonesto. Já fui um ladrão e me imaginei honesto. Ao final afinei objetivos e praticava o crime com a finalidade de não mais ter que praticar. A luta era para conseguir capital que financiasse um negócio honesto ao qual pudesse me dedicar, como todo mundo. Sabia da podridão do submundo do crime e que prisão era o futuro de quem vive desonestamente (com exceção dos políticos que possuem, por lei, blindagem jurídica). Depois, gostei tanto da prática de viver com os outros e ser capaz de ganhar a vida como qualquer pessoa que acabei, espontaneamente, optando por esse caminho. E sem precisar capital para financiar minha honestidade. O melhor disso é que sei que pode acontecer com qualquer outra pessoa. Um político pode ser honesto pelos mesmos motivos.
*************
Adultos
Resolvi, agora pouco, que quero voltar a ter as responsabilidades e idéias de um menino de uns 8 anos, no máximo.
Quero acreditar que o a vida é justa e que todas as pessoas são honesta e boas. Quero distância das complexidades todas da existência. Cansei de dias cheios de computadores, montanhas de papéis, cartões de crédito, notícias deprimentes, doenças e principalmente da necessidade de atribuir valor monetário a tudo o que existe. Quero ter certeza de que Deus esta no céu e que, exatamente por isso, esta tudo certinho nesse mundo. As moedas de chocolate serão para mim mais importantes que as de ouro. Chicletes e picolés serão para mim as melhores coisas da vida. Vou acreditar em todos sorrisos, beijos, abraços, agrados, palavras gentis e vou estar convencido que tudo isso vale muito mais do que dinheiro.
E tenho dito!
************
Luiz Mendes
19/07/2009.