Porta dos Fundos - O livro
Os roteiristas do coletivo fazem lançamento esta semana em São Paulo e no Rio de Janeiro
Porta dos Fundos - O livro chega às livrarias esta semana e reúne alguns dos melhores roteiros do coletivo de humor carioca, escritos por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gabriel Esteves, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro. O lançamento, com presença dos seis roteiristas, acontece nos dias 07 e 08, em livrarias de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Bastante colorido e ilustrado, o livro reúne 37 roteiros, cada um com histórias de bastidores, curiosidades sobre sua origem e uma QR code que leva o leitor ao link do canal. “A gente pensou nos roteiros que mais gostamos, além dos que fizeram mais sucesso até o período em que o livro foi planejado. Pensamos também naqueles que seriam mais atraentes pra leitura”, diz Antonio Tabet. O grupo optou por incluir nos roteiros originais os improvisos dos atores que aconteceram durante as gravações. “Tem gente que já decorou tudo, até os improvisos, de tanto ver os vídeos”, diz Tabet.
Na ativa e a todo vapor, o Porta dos Fundos tem mais de 4,5 milhões de assinantes e seus vídeos já passaram das 375 milhões vizualizações. Manter a rotina semanal de lançamentos depende de reuniões constantes entre os roteiristas. Normalmente, cada um escreve dois textos por semana, que passam pelo aval de todo grupo. “São várias as possibilidades. Um roteiro pode não agradar ninguém e ir pro lixo, pode ser modificado, pode passar pra outro autor ou até mesmo ser aprovado logo de cara. Mas se duas pessoas não gostarem, é descartado”, explica.
Em Porta dos Fundos – O livro dá pra saber a história da elaboração destes roteiros, contada por seu respectivo autor. “Sobre a mesa”, por exemplo, surgiu depois de Tabet ter presenciado uma grosseria entre um casal na mesa ao lado em um restaurante. “Me fez pensar no que a pobre alma gostaria de dizer para aquele crápula. Que verdades muitas e muitas mulheres gostariam de dizer a seus parceiros?”, diz no livro. Na esquete “Brainstorm”, Fabio Porchat conta que teve algumas ideias ao lado do ator Marcelo Adnet, com quem contracenou no teatro. Em “Término de namoro”, Gregório Duvivier revela que verbos trocados pelo ator Rafael Infante acabaram deixando o quadro mais engraçado. “Não tem aquela frase 'desliga a tevê e lê um livro'? Acho que pela primeira vez vão falar 'lê o livro e vai ali acessar a internet um pouco'”, diz Tabet.
Vai lá: Porta dos Fundos – O livro
Editora Sextante, 240 págs, R$ 49,90
Lançamento: São Paulo, dia 07, Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 18h
Rio de Janeiro, dia 08, Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h