Porque temos que cometer um grande feito?

por Luiz Alberto Mendes em

O Grande Feito

Porque essa pressão toda sobre todos nós? Porque precisamos de um grande feito para nos sentirmos vivos? Quem consegue se conformar com menos que isto esta morto para o que é o homem. Para quem para, quem deixa de procurar, quem deixa de avançar, resta o fim. E a vontade é de parar; cansa estar sob esta pressão constante. Porque tem uma hora que não dá mais. Esgota a possibilidade de suportar.

E o que é isso mesmo de grande feito? A vida é composta de pequenos feitos que, se vistos isoladamente, tornam-se grandes. Uma questão de ótica? Há grandes feitos para cada um de nós? Provável há, dada a quantidade quase infinita das necessidades existentes. O mundo e as pessoas necessitam de nós? Acredito que sim e completamente.

O nosso país carece de todo homem e toda mulher válidos, maduros e de boa vontade. Por quê? É só ler o censo para perceber. Somos agora mais de 190 milhões de brasileiros cuja maioria é composta de crianças e adolescentes. Nós, os adultos válidos e capazes, temos que levá-los adiante até que possam cuidar de si. Esse é o grande feito de cada geração.

A natureza precisa de nós. Senão para protegê-la, que até agora não fomos muito capazes, mas pelo menos para conservar o que ainda restou. Há cientistas que acreditam que nós já acionamos a alavanca do fim do mundo. Mas hoje avançamos e estamos construindo a tecnologia para reconstruir o que destruímos. Outro grupo de cientistas acredita que antes do fim, encontraremos saídas. Já hoje a nanotecnologia, a robótica, a sequenciação do DNA apontam para isso.

Será que viver numa época como a nossa já não é um grande feito? Conheço pais de família numerosa que criam seus filhos com pouco mais que um salário mínimo. Talvez ser um cidadão comum, cumpridor de seus deveres e solidário com os demais já seja um enorme feito. Viver sob a pressão de que temos que fazer mais do que já fazemos, é outro feito e tanto. Trabalhar a semana toda, levantando cedo, metrô lotado (ou trânsito super denso), voltando tarde (muitos ainda vão para a faculdade), cansados, quase sempre sob chuva, as contas a pagar e dinheiro curto, filhos... Quer maior grande feito que esse? No fim de semana só queremos saber de cama mesmo. Acordar dez, onze horas da manhã é um dos maiores prazeres para quem leva essa vida dura.

Talvez a única solução para escapar à pressão por grandes feitos esteja em observar a cada feito como grande. Por exemplo; esse é um pequeno, mas grande texto. A aventura de ser levado da plataforma para dentro do metrô sem se mover tem algo de grande. Sei lá o que, mas acho que deve ter uma categoria para grandes feitos assim. As filas também devem ser outra coisa que pertencem a estar nessa categoria, sem dúvidas. Quem tem mais sugestões?

                                        **

Luiz Mendes

07/12/2010.  

 

 

Arquivado em: Trip / Comportamento