Que graça pode ter aquele carimbo, aquela pá, aquele resto de maça comida? Em escala real, nenhuma. Mas nas mãos do artista plástico americano Claes Thure Oldenbug, tudo ganha vida e tamanhos surreais, proporções malucas e divertidas.
Claes Oldenburg, que nasceu eu 1929, é ao lado de Andy Warhol e Roy Lichtenstein um dos nomes mais importantes da Pop Art americana, movimento artístico que se propagou ao resto do mundo influenciando a arte moderna e criando um estilo que iria, para sempre, ser copiado a partir de então.
As peças foram construídas entre os anos de 1974, quando a primeira escultura nomeada Lipstick (um batom gigante) foi finalizada, e 2009, quando a – até então – última peça com tachinhas gigantes (Tumbling Tacks) foi feita. Sua escultura de maior fama é a Spoonbridge and Cherry, que data de 1988, cuja imagem é uma cereja sobre uma colher, e está instalada no Minneapolis Sculpture Garden, em Minnesota, onde se tornou ícone do parque e museu a céu aberto.
Depois de conhecer a obra de Claes Oldenburg, aposto que você nunca mais vai conseguir olhar os objetos do seu cotidiano do mesmo jeito.
Vai lá: Minneapolis Sculpture Garden e Claes Oldenburg
