Pendura eterno
Mark Boyle decidiu recomeçar a vida sem usar dinheiro e fez um pub que ninguém paga
O dia foi cansativo e você quer beber uma cerveja, mas se dá conta de que está sem dinheiro. Não será problema no primeiro pub grátis da Grã-Bretanha. Construído numa antiga fazenda de criação de porcos na Irlanda, o An Teach Saor (“A casa livre”, em irlandês) oferecerá acomodação e cerveja caseira de graça. Os donos conseguiram 10.300 libras (R$ 40 mil) na internet para reformar a casa, que abre as portas no verão de 2015, e equipamentos.
A fazenda estava falida e degradada quando foi comprada por um grupo de ecologistas e reaberta, em 2013. Hoje tem 700 árvores plantadas, pomar, colmeias naturais e criação de cogumelos, mantidos sob os princípios da “permacultura”, que cria ambientes e comunidades ecologicamente sustentáveis. Os alimentos são usados na casa ou oferecidos de graça aos visitantes e moradores da região.
Depois de um ano de experiência, os donos lançaram no site de doações inglês Crowdfunder uma campanha para transformar a sede da fazenda em um pub. Além dos equipamentos para a produção de cerveja artesanal, a casa, antiga e feita de pedra, está sendo reformada e vai ganhar um bar, espaço para shows, leituras e palestras. Os visitantes poderão se hospedar, comer, beber e assistir aos eventos de graça. Em troca, são estimulados a retribuir com algum presente – jamais dinheiro.
“Pode ser um tempo atrás do balcão do bar ou uma cover de mau gosto de ‘Hotel California’ no fim do dia. Você dá o que tiver para oferecer”, diz Mark Boyle, um dos donos. Conhecido na Inglaterra como “o homem sem dinheiro”, ele viveu sem nenhum tostão entre 2008 e 2010 e narra a experiência no livro O homem sem dinheiro – Vivendo um ano na economia livre. “Isso é um novo entendimento do que um negócio pode ser”, fala.
O projeto quer provar que é possível levar adiante uma empresa sem o uso do dinheiro, como defendem os praticantes da economia livre, que rejeita o papel-moeda e propõe uma economia baseada em trocas e presentes.