Paisagens para ouvir

Britânico reuniu os melhores lugares do mundo para visitar de ouvidos bem abertos

por Renan Dissenha Fagundes em

Quais os sons mais loucos do mundo? Foi mais ou menos essa pergunta que levou Trevor Cox, um professor de engenharia acústica na University of Salford, em Manchester, a criar o site Sound Tourism. “Reparei que os guias têm muitas dicas de lugares para ver, mas não para ouvir”, diz o britânico. “Então me perguntei quais seriam os fenômenos sonoros mais notáveis, do ponto de vista turístico.” Cox listou por lá os que descobriu: de fenômenos naturais, como dunas que fazem uma quase música – um dos preferidos do engenheiro –, a espaços arquitetônicos em que se pode conversar à distância por susurros (leia mais sobre alguns ao lado). Cox lançou em janeiro deste ano o livro Sonic Wonderland: A Scientific Odyssey of Sound, que expande a ideia para além do turismo. “Mesmo com a fala, nossa vida é dominada pelo visual”, afirma. “Ouvir o que está ao nosso redor pode ser irritante, mas também pode ser prazeroso. Às vezes perdemos coisas fantásticas do dia a dia.”.

Vai lá sonicwonders.org

 

MELODIAS DE AREIA


Algumas dunas (como esta ao lado, que fica em um lugar chamado Kelso Dunes, no Deserto de Mojave, na
Califórnia) produzem um zumbido grave, causado por uma avalanche sincronizada de grãos de areia – embora o motivo específico para a sincronização e o porquê de nem todas as dunas produzirem o efeito ainda não seja claro. O fenômeno pode ser ouvido em pouco mais de 30 lugares ao redor do planeta.


SE O ASFALTO CANTASSE


Usando pequenas ondulações no asfalto e as vibrações dos pneus de um carro, é possível fazer estradas reproduzirem músicas (a da foto, na cidade americana de Lancaster, toca “William Tell Overture”, de Rossini, desafinada). No geral, é apenas uma curiosidade turística, mas há uma estrada na Coreia do Sul que foi feita para tocar uma cantiga quando os carros passam a 100 km/h e manter motoristas alerta.

 

SOM AO REDOR

Esta estação de espionagem abandonada fica em Teufelsberg, uma colina artificial construída em Berlim com escombros de bombardeios da Segunda Guerra Mundial. No topo da torre, a cúpula quase esférica produz diferentes tipos de fenômenos – posicionando-se no lugar certo é possível susurrar no próprio ouvido. As paredes também são boas condutoras de som e um barulho feito perto delas circula várias vezes pela estrutura.

Arquivado em: Trip / Viagem / Viagem