Pais e mestres

Vencedor no surfe há mais de três décadas, Picuruta Salazar agora vê seus filhos campeões

por Carlos Sarli em

Há mais de três décadas Picuruta Salazar não para de ganhar competições de surfe, e agora vêm seus filhos.

Está virando rotina, a sra. Salazar não sabe pra quem torcer, vira e mexe seu filho Leco, 22, e seu marido, Picuruta, 49, estão se enfrentando em alguma competição e ela acaba dividida. Pior ainda quando é numa final e com a nora ao lado colocando pressão.

Leco é o filho do meio da família mais premiada do surfe nacional. Foi batizado em homenagem ao tio Lequinho, também surfista e morto nos anos 80 quando a Aids chegou aterrorizando. Do outro tio, Almir, usa as pranchas. E do pai, bem, do pai ele não tem moleza nas baterias.
Picuruta é o surfista recordista em títulos da Abrasp, é o atual campeão brasileiro de longboard, título que já conquistou dez vezes, e soma nada menos que 164 títulos.

Prestes a completar 50 anos, ele diz ainda se sentir preparado para competir de igual pra igual com a molecada, e os resultados comprovam. No ano passado tentava pela segunda vez a conquista do 10o título no pranchão; seu principal adversário, Rodrigo Sphaier, era quase 30 anos mais novo.

E são os mais novos que o incentivam a continuar competindo, seu filho inclusive. Picuruta é referência no esporte e diversão garantida nas competições. Especialmente agora, sem a pressão por resultados, considera uma “dádiva de Deus poder viajar e competir ao lado dos filhos” – Matheus, 17, também compete – e completa: “Está no meu sangue, tá dentro de mim buscar resultado”.

Apesar de tantos títulos, ele ainda depende dos patrocínios, dos prêmios e do trabalho na escolinha de surfe sediada no emissário no Canal 1 em Santos. “Ainda vivo do surfe, e me orgulho de conseguir viver de algo que era marginalizado quando comecei.”
Pranchão, pranchinha, stand up, o que colocar nos pés eles andam. No ano passado Leco e Picuruta disputaram sete provas de stand up, o filho venceu cinco e o pai as outras duas.
A partir de hoje os dois começam uma nova disputa. É a etapa de abertura do Petrobras Longboard Classic, o Brasileiro de Pranchões, na praia de Solemar no Espírito Santo, e é bem provável que a sra. Salazar viva, de novo, o velho dilema.

MUNDIAL DE SURFE
Dois estrangeiros nas semifinais, mas dois brasileiros decidiram o Coca-Cola Saquarema Pro. Willian Cardoso levou a melhor sobre Marco Polo. E esta semana o Tour está em Florianópolis com o Maresia Surf International.

Arquivado em: Trip / Esporte / Surf / Picuruta Salazar / Esporte / Surf