Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Ondas pequenas e grandes

Florianópolis é, até o próximo dia 10, a capital mundial do surfe. A elite do esporte está reunida esperando a anunciada chegada da ondulação, para que a largada seja dada para o Nova Schin Festival, décima etapa do WCT deste ano. E, enquanto isso não acontece, as baladas é que têm ocupado os competidores.

Até ontem as condições do mar estavam muito ruins e faziam com que os organizadores esperassem para dar a luz verde. À espera dessas melhores condições, os surfistas aproveitavam as inúmeras festas que estão rolando, para conhecer a capital de Santa Catarina e fazer algumas sessões de freesurf na praia Mole, uma das sedes do evento. Kelly Slater, os irmãos Andy e Bruce Irons e Taylor Knox divertiram o público com manobras ousadas e muitos aéreos.


Enquanto eles quebravam em merrecas que não passavam dos 2 pés, o campeão da etapa do WQS que terminou no domingo e foi disputada ali mesmo, o australiano Richard Lovett, foi flagrado pela reportagem da ESPN Brasil saindo para uma incursão ao shopping da cidade. A intenção: comprar um celular. O dele, confessou, havia caído na banheira e estava inutilizado. Acompanhado de Joel Parkinson, o único surfista que ainda tem chance de tirar de Andy Irons o título do WCT (e, portanto, o tricampeonato), Lovett, passou a tarde fazendo compras.


Já o brasileiro Neco Padaratz, que ficou em quarto no Onbongo Pro Surfing, recuperou a liderança do ranking WQS e têm boas chances de conquistar o bicampeonato da divisão de acesso nas duas últimas etapas que serão disputadas no Havaí. Mas as ondas fracas e o mar muito mexido prejudicaram a performance dos surfistas que duelavam no WQS. Assim, eles acabaram fazendo baterias pouco emocionantes e técnicas. O brasileiro Raoni Monteiro terminou em segundo lugar.


Para as baterias do WCT os organizadores esperam melhores condições na praia da Joaquina, na praia Mole ou em Imbituba, praias que são bases do Nova Schin, e público recorde, já que a etapa brasileira do Mundial deve ser marcada como a que definirá o campeão da temporada.


                                        **


Enquanto isso, na costa oeste americana, uma boa notícia para surfistas de ondas grandes. A partir de 1 de dezembro e até 1 de março de 2005, depois de um hiato de dois invernos e de no ano passado ter sido realizado com uma pequena bolsa de 10 mil dólares, o Maverick?s Surf Contest conseguiu patrocinador exclusivo e premiação de 75 mil dólares. Os brasileiros Carlos Burle, Eraldo Gueiros e Rodrigo Resende já foram oficialmente convidados a participar e confirmaram presença.


E, para oficializar a abertura da temporada de big wave no hemisfério norte, saiu a lista de convidados a participar do mais tradicional torneio do mundo, o que é disputado em homenagem ao havaiano Eddie Aikau em Waimea Bay. Ross Clarke-Jones, Shane Dorian, Laird Hamilton, Michael Ho, Andy Irons, Bruce Irons, Peter Mel, Kelly Slater, Darryl ‘Flea’ Virostko são alguns dos convidados. O único brasileiro a merecer a honra é Carlos Burle. O Eddie, que é um torneio de um único dia, terá janela de espera entre os dias 3 de dezembro deste ano e 28 de fevereiro de 2005.
 


NOTAS

BRASILEIRO DE WAKEBOARD
Começa amanhã na represa de Igaratá, SP, a quarta e decisiva etapa do circuito. Marito e Rafael Kamogawa disputam o título profissional masculino, Joana Marques e Mariana Martins no feminino.

GIANTS OF RIO


Com um formato inédito, a prova, combinando natação, mountain bike, vôo livre e corrida, acontecerá no início de dezembro no Rio de Janeiro. As equipes terão quatro atletas e cada um participa em sua modalidade. Beto Schmitz, Abraão Azevedo e os atletas olímpicos Robson Caetano e Leandro Macedo são alguns dos brasileiros confirmados.
 


SKATE KIDS


Mais festa que campeonato é a proposta da Urgh! no evento para crianças de 2 a 12 anos que acontece na Plasma Skatepark, São Paulo, no próximo dia 20.

Sair da versão mobile