Não é o meu caso, mas deve haver quem goste do assunto, já que todas as revistas, jornais e afins especializados em surfe têm dado destaque a ele: Os novos top 44 da ASP. Para os periódicos é uma ‘boa’ forma de ocupar várias páginas com pouco trabalho, e também desovar fotos encalhadas no arquivo.
Próxima de completar 40 anos de existência, a norte-americana Surfer foi a primeira nesse tipo de artigo e a que o leva mais a sério.
O responsável pelas análises é o ex-surfista profissional, atualmente um dos maiores jornalistas do esporte, Derek Hynd. Polêmico, ele preveu em 89 que a chance de Martin Potter ser campeão mundial era nenhuma. Potter ficou com o título e fez questão de exaltar no banquete de premiação no Havaí a falta de critério do jornalista.
O circuito mundial acaba de concluir sua terceira etapa (são 13 previstas), em Manly Beach, Austrália. Entre os três primeiros colocados do ranking, Hynd considera as chances de dois deles chegarem ao título como ‘nenhuma’. É muito cedo para dizer que sim ou não, mas para os competidores considerados carta fora do baralho esse tipo de avaliação deve incomodar.
Há os que ficam mais fortes na dificuldade. Tomara que seja essa a atitude dos brasileiros, caso levem em consideração as previsões do jornalista. As chances de Peterson Rosa (oitavo no ranking em 98) são, segundo ele ‘muito fracas’. Para os demais seis brasileiros que disputam o mundial, ‘nenhuma’.
Chances de ser campeão ou ficar entre os 25 primeiros que garantem vaga no ano 2000, ou não, os brasileiros top 44 aproveitarão a folga no Tour para participar da primeira etapa da Taça Governador do Estado / Mormaii Pro 99, válida pelo circuito brasileiro, a partir de amanhã, em Florianópolis, SC. Aqui ao menos eles são bastante prestigiados, e favoritos.
NOTAS
SKYSURF
Depois de se refugiar na Chapada Diamantina, BA, onde comprou uns morros para praticar BASE Jump em casa, Luiz ‘Sabiá’ Tapajós, está voltando para o circuito mundial (foi 3º em 97 fazendo dupla com Pierre Choffard). Fazendo dupla com o norte-americano Dave Bricks, ele pretende ficar entre as dez duplas que garantirão participação nos X-Games em junho em San Francisco, EUA. A prova é semana que vem em Titus Ville, Flórida.
ECO ESPORTES
Na ponte metálica, divisa da Bahia com Alagoas, no próximo final de semana, haverá uma extensa programação no 3º Eco Esportes Radicais.
Competições e demonstrações de wakeboard, bungee jump, skysurf, BMX, rapel, skate, balões, supercross estão previstas entre shows e exposições. O evento cresceu em relação aos anos anteriores, que já foram bons.