Na batida da arte
Mais que boa música, o Nokia Trends apresenta inovação em forma de arte multimídia e celebra a irmandade entre a estética urbana e a tecnologia digital
As principais tendências em música avançada e arte multimídia. É isso que o Nokia Trends promete. Na seara da música avançada, os electro-bootlegs do 2 Many DJs, o indie-rock do We Are Scientists, o rock-electro do The Bravery, o minimalismo alemão de Dominik Eulberg, o electro-pop do Ladytron, o electro brasileiro do Digitaria, o indie-rock canadense do Hot Hot Heat, o DJ de house James Holden e o projeto Soulwax Night Versions, que faz a junção perfeita entre rock'n'roll e dance music, dão conta do recado.
Já no setor de arte multimídia, o arrojo se faz ainda mais presente. Inspirado pela irmandade entre a estética urbana e o universo das tecnologias digitais, o Nokia Trends Connecting Street se aliou ao festival mundial de cultura pop Resfest, que aproveita para celebrar sua décima edição. O espaço Resfest Mobile une o conteúdo produzido no Refest com as tecnologias disponíveis atualmente na telefonia celular, com o intuito de mostrar ao público o que há de mais inovador no casamento entre e a arte e as novas tendências de portabilidade, conectividade e convergência de mídias.
A Sala de Cinema Mobile é um espaço onde será possível ver os trabalhos de dez artistas inovadores do Brasil em vídeo, diretamente em aparelhos celulares, além de sessões especiais com alguns dos filmes internacionais que mais marcaram a programação do Resfest ao longo dos últimos dez anos [assista uma compilação desses filmes abaixo]. Também estarão disponíveis para download via bluetooth cinco filmes produzidos exclusivamente com aparelhos celulares, mais cinco filmes adaptados para este formato. Já o Resfest Lifeblog traz arte para o dia-a-dia das pessoas por meio de um videoblog para celular feito por convidados especiais que, durante o festival, ainda apresentam seus registros pessoais num vídeo-wall.
Para complementar tudo, alguns artistas promovem a convergência entre tecnologia e arte trabalhando ao vivo. O Digital Spray, parceria entre grafiteiro Highraff e o VJ Charlie, faz o graffiti ganhar status de moldura para delimitar a área a ser coberta pela projeção. O Liliput 3.0, da artista Simone Michelin, é um sistema composto por uma infra-estrutura humana, física e tecnológica, que viabiliza a produção de wallpapers, vídeos e panoramas personalizados para telefones celulares. A Bluejay, uma ação coordenada pelo coletivo Bijari, permite que o público controle a a projeção e a mixagem de imagens por meio de aparelhos celulares. O Trend Zone é um espaço destinado à distribuição dos conteúdos gerados pelas atividades do Nokia Trends via bluetooh e wap.
Vai Lá: Nokia Trends
- Arena Skol Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Portão 30)
- Sábado, dia 25 de novembro
- A partir das 21hs.
Trip + Veja amanhã, no site da Trip, entrevista com uma das atrações do festival, o DJ australiano James Holden