Marcelo Tas

Agora à frente do CQC, Marcelo Tristão de Athayde Souza é um ícone - o careca fundamental

por Ronaldo Bressane em

O sujeito que aparece em frente e verso nestas páginas poderia ter sido da Aeronáutica. Ou engenheiro. Mas Marcelo Tas logo percebeu que sua realização não estava em uma coisa nem em outra. Arriscou o jornalismo, o teatro, o vídeo. Descobriu que não havia uma profissão para seu talento e inventou um caminho próprio para se tornar comunicador. Nasceu, então, Ernesto Varela, meio repórter, meio palhaço, que mudou o jeito brasileiro de fazer TV. Depois de surfar primeiro na onda da internet, Tas volta agora à televisão com CQC, à frente dos herdeiros de Varela. A idéia é oferecer outra vez um produto escasso na TV: ousadia. O mesmo que falta aos que preferem trilhar o caminho mais seguro a correr atrás da vocação.

Não sei se era ele ou o vinho quem falava demais, mas durante as cinco horas da conversa o Tas foi virando um nenê. Óbvio constatar: ele é um branquelo careca. Sem óculos, quase sem sobrancelhas, sua face pálida às vezes aparenta a de um recém-nascido - em especial quando, após um raciocínio tortuoso, o cara chega a uma conclusão sobre a qual o leitor dirá: "Por que não pensei nisso antes?". Com o tempo, Tas quebra a casca do ovo da própria timidez, às vezes indignado, muitas sério, noutras reflexivo, sempre criativo, e vão nascendo vários carecas: Billy Corgan, Daniel Belleza, Cecil Thiré, Tio Chico, Humpty Dumpty, o cowboy Yul Brinner. Marcelo Tristão de Athayde Souza é um ícone - o careca fundamental.

Não quer dizer que esse operário multimídia nascido há 48 anos em Ituverava (SP) seja só um sujeito multifacetado - mas que encara qualquer pergunta como um nenê. Sem medo de meter o dedo na tomada. Assim é que, da tranqüila trincheira no UOL, onde tem um blog muito visitado, decidiu voltar à nave-mãe televisiva. Ali desenvolveu uma carreira extensa, desde que pariu o personagem Ernesto Varela nos anos 80 - ao lado do então videomaker Fernando Meirelles, na produtora Olhar Eletrônico -, passando depois por todos os canais abertos, de Castelo Rá-Tim-Bum e Vitrine, na Cultura, a Saca-rolha, no 21, e Netos do Amaral, na Globo.

Está agora no CQC, Custe o que custar, programa argentino com franquias no Chile, Espanha e Itália - primeiro produto midiático a unir com sucesso os países vizinhos desde que Xuxa foi beijar los pibes portenhos. À frente de um talentoso time de atores e repórteres, Tas faz o que sabe: informa divertindo, confrontando jornalismo e ficção. O resultado são inusitados picos de seis pontos no Ibope. Além da TV, prepara o roteiro de um espetáculo de Meirelles com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo, Marília Pêra como protagonista. Coisa séria? Claro: no texto, Tas se inspira nada menos do que na biografia de Marx. Groucho Marx.

Num restaurante bacanudo no Itaim paulistano, onde um garçom solícito e obcecado volta e meia enchia de vinho nossas taças sugerindo que entrevistássemos Elsimar Coutinho, o ginecólogo antimenstruação ("Depois toca a segurar o rojão da mulher, visse?"), partimos para o tema da edição: Trabalho. Mas Tas, bom pára-raio de maluco, passeou livre por TV, educação, política, felicidade, meditação, tecnologia, ativismo, ayahuasca. Nada mal para quem começou aeronauta, tentou a engenharia, foi ao teatro e virou um jornalista respeitado - um especialista em colocar ovos em pé ou em atirá-los em quem se leva a sério demais. Varelizemos: o Tas é um ovo que anda.

Como é que te apareceu esse CQC? Olha, caiu no meu colo, do céu. Conheci os caras do CQC na década de 90 - estavam começando na Argentina e participamos de um debate em Buenos Aires sobre TV. Eles conheciam o Ernesto Varela, trocamos fitas VHS na época e eu os acompanhei, fiquei fã. Quando a Elisabetta [Zenatti, diretora artística da Band] me chamou em janeiro, achei que fosse sondagem. Fui lá, ela jogou: "Conhece o CQC?". E eu: "Há dez anos!". E ela abriu a porta e disse: "Espera aí que você vai ver que é verdade". Aí entrou o diretor do CQC, levei um susto. e percebi que eles já estavam com o programa pronto pra estrear, em março. E eu tinha uma viagem pra China de dez dias, ainda ia cobrir o Carnaval de Salvador pro UOL, foi uma correria. Mas me atirei. Justamente porque o CQC é uma extensão de várias coisas que já fiz. Só que meu papel lá eu nunca havia feito: o de âncora.

Você é o chato do programa, virou o Cid Moreira. Fico falando "Pára", "Atende", uma espécie de Professor Tibúrcio [do Castelo Rá-Tim-Bum] do jornalismo [risos]. E estou descobrindo o quanto essa função é difícil. Aí, para o time, foram arregimentados outros nomes, repórteres, atores, gente que veio do stand-up comedy.

Que é forte no Brasil hoje. Esta é a novidade: a força da palavra. Nunca entendi por que o stand-up comedy não vingava no Brasil. Assim como não entendia por que não tínhamos um CQC. Estava preparado pra fazer o CQC desde os anos 80 [risos]. Essa bola estava quicando na área e ninguém chutava. Num país que você tem tanto problema de produção, só um cara e um microfone, com histórias loucas e opinião, é tão fácil.

Acha que os espectadores sentem falta de opinião? De opinião com qualidade. Está sendo oferecida muita informação empacotada, bonitinha, mas na hora da opinião tem pouca ousadia. Essa é uma palavra-chave hoje.

Verdade. hoje tem muitos Caios [Caio Ribeiro, ex-jogador do São Paulo, comentarista de futebol na Globo] e poucos caras como o Neto [ex-jogador do Corinthians, comentarista da Band], um cara meio destrambelhado, mas que de vez em quando manda uns acertos geniais. Exatamente! Tem poucos Netos no Brasil. Ele é um cara engraçadíssimo, espontâneo, o que é raro. Talvez porque exista pouco espaço pra esse tipo de ousadia. Nos EUA, na Inglaterra, existe esse tipo de opinião aguda, programas de alta qualidade e populares.

O David Letterman [apresentador do talk show diário The Late Show with David Letterman, no canal norte-americano CBS] é um cara que tem uma tradição em ser incisivo. E chegou ao topo, né? Começou lá na madrugada. O Letterman eu acompanho desde 1985, da primeira vez que viajei pra Nova York. Entrava no ar à uma da manhã, era um Perdidos na noite. Que aconteceu? Foi assimilado sem perder a ousadia. No Brasil a ousadia precisa ser domesticada pra entrar.

Será nosso caráter cordial? Não, não. É burrice empresarial. Pra mim é muito claro, porque o público quer ousadia. Tem outro componente que a gente não pode se esquecer: a maior parte das concessões de TV no Brasil, especialmente fora da matriz das emissoras principais, está nas mãos de políticos. Você sai de São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul, tudo nas mãos de políticos. Na Bahia, no Maranhão, a TV e o principal jornal estão nas mãos da mesma família há 40 anos. Pra que o cara quer ousadia naquela vida mansa?

Voltando ao Neto. no clássico contra o São Paulo, o Valdivia fez um gol e saiu tirando onda, como se tivesse acabado o jogo. Aí partiram pra cima dele. O Neto defendeu: "O cara não pode dar uma zoadinha?". Este é um ótimo exemplo de alguém que representa um mundo photoshopado: o Rogério Ceni [risos]. É um cara que tomou um frango na semifinal e falou: "O problema é a bola.". Ele tem que estar certo até quando leva um frango! É um grande goleiro, mas levou um frangaço, afundou o time. Acontece. Eu acho um horror essa sociedade que quer tudo bonitinho.

Mas por que ousadia é tão rara na TV brasileira? A gente conversou há uns três anos, você estava encantado com o Pânico. De lá pra cá, o que apareceu de novo? Olha, com o CQC isso está mudando [risos]. Eu não estava com saco de ver TV aberta. Todo mundo joga na defesa. O Casseta & Planeta ainda é um programa ousado, mas tem 10 anos! É uma loucura.

O CQC gira num eixo que está na sua carreira, chocar o jornalismo com a ficção - de certa maneira, é o eixo do Big Brother. Eis uma boa chance pra falar: o Big Brother faz sucesso porque é uma ótima idéia. Esse atrito me interessa: realidade e ficção. Gera o quê? O inusitado, que não se vê na novela. A novela está abaixo do Big Brother. Todas com o mesmo cenário. aliás, parecido com esse restaurante [risos].

Talvez estejamos dentro de uma novela. Talvez tenha alguém filmando nossa conversa pra botar na novela das oito. Todas as novelas poderiam ser filmadas na Tok&Stok! E estamos num país que em cada lugar a luz é diferente. O sotaque nem se fala! Com todo o respeito pelos meus colegas, o pessoal perdeu a mão. Os roteiristas de novelas estão cansados, é uma coisa muito brocha. O Big Brother revelou que o texto da Ritinha conversando com não sei quenzinha, a Thammy ou a Jéssica, é melhor que o texto daquele cara que ganha 250 paus por mês.

Nessa onda do atrito do real com o ficcional, o jornalismo virou uma coisa novelizada, né? Pega esse caso Isabella, por exemplo, a grande comoção nacional. Mas não é privilégio brasileiro. Essa comoção diante de um ato violento é porque a gente fica tentando entender a morte. A gente tenta adiar a morte, com silicone, photoshop [risos]. No mundo limpinho não pode morrer, vai ficar um cheiro ruim. E é uma luta inglória [risos]. A gente vive de uma maneira blindada, usa camisinha pra sair de casa, mas não está protegido nunca. A vida que vale a pena ser vivida é a vida com riscos. Se sua vida não tiver alguma ousadia, não tem a menor chance de você ser feliz. Recebo milhões de e-mails de estudantes que me procuram para saber como ter uma vida sem risco: já querem um estágio para fazer algo que vai dar certo, dar uma aposentadoria legal, um plano de saúde e o décimo quinto salário.

Já com 16 anos? Respondo: você quer o quê? Um plano pra ser infeliz? Pra ser traído pela sua mulher quando ficar rico? É uma loucura! Já estraguei muitas carreiras de mauricinhos [risos], porque não adianta: é evidente que você vai ser infeliz se colocar como meta ficar rico. Coisa que aliás é muito fácil - você pode ser traficante, gigolô, deputado federal ou vereador ou, enfim, se você resolver. Sem desmerecer os parlamentares nem os traficantes [risos]. Agora, o que há de divertido nisso?

Quando você se vê retrospectivamente desde o tempo da Aeronáutica, passando por Poli, ECA, TV, internet, teatro, jornalismo, acha que tinha alguma vocação em foco ou foi encontrando no meio do caminho? Meu estilo é muito sensorial. Sensitivo, espiritual, mediúnico, inconsciente. Não sou aquele cara que navega pela maionese porque acha que os búzios vão me dizer, mas tento perceber. por que é que não estou me divertindo, entendeu? Se uma situação começou a ficar muito chata, procuro tomar uma atitude.

Sempre foi assim, movido a diversão? Só posso te falar isso agora porque eu estou com 48 anos. Foi uma ficha que me caiu não faz muito tempo. Quando estava na Aeronáutica ou na Poli [Escola Politécnica da USP/SP], faculdade de primeiríssimo time, chegou uma hora que comecei a ficar infeliz. Pô, não pago pra estudar, campus sensacional, com uma piscina maravilhosa, por que estou infeliz? Aí fui escrever no jornalzinho da faculdade, virei editor e prestei vestibular pra ECA [Escola de Comunicação e Artes da USP/SP]. Na ECA também achei uma enrolação, aquelas aulas de sociologia, semiótica: "Vou ficar aqui quatro anos estudando isso?". Encontrei grupos de teatro, de vídeo e descobri o maior tesão - igual agora estou com o maior tesão de fazer TV aberta de novo.

Você é procurado pelos jovens para falar sobre vocação? Muito! "Tas, entendo tudo isso que você fala no seu blog, gosto do programa, mas estou aqui em Tocantins, meu velho, como vou fazer isso aí?" Aí você tem que falar pra essa molecada que a vida é igual a uma cebola: você arranca uma casca e depois outra. Eu descobri que deveria fazer o CQC lá em Ituverava, quando me juntei a certo tipo de amigos. Aqueles amigos me levaram a outra coisa, que me levou pra outra. Tem gente que quer dar saltos triplos: "Você não pode me apresentar alguém na Bandeirantes ou no UOL?". Não é assim. Sua vida vai mudar de acordo com a pessoa que está sentada em sua frente ou ao seu lado, sua namorada, seu amigo, alguém que você esbarra na rua, não é um telefonema pra Nova York que vai ajudar. Você tem de estar ligado no presente - coisa que a gente não consegue. O mundo hoje nos impede de viver o presente, a gente está sempre muito acelerado.

Uma vez você me disse que a gente está sempre angustiado com o passado e ansioso com o futuro. E não está no único lugar onde a vida pode mudar: o presente. Escutei isso de uma mestra hinduísta de meditação, filosofia que pratico há uns 15 anos. É uma linha de meditação que se chama siddha yoga. Essa mestra, a Gurumayi Chidvilasananda, que vive num ashram ao norte de Nova York, foi aluna do Baba Muktananda, o cara que trouxe a siddha yoga para o Ocidente nos anos 70.

E a hatta yoga, que você pratica? É pro corpo, tem exercícios físicos de respiração. Siddha yoga é uma filosofia, uma linhagem de conhecimento que vai lá pro fundão da Índia, o Mahabharata, a literatura dos Upanixades, os livros sagrados que existem há milênios. A beleza do hinduísmo é que não tem uma bíblia, um alcorão, uma única corrente a seguir. Isso me incomoda. E eu fui criado na Igreja Católica. Felizmente, descobri a meditação no início dos anos 90.

Você desliga alguma hora do dia? Sim. Desligo uma hora do dia e me ligo no presente [risos]. O único objetivo da meditação é acalmar a mente. Existem várias técnicas: a mais simples é prestar atenção na respiração. Se você passar cinco minutos só fazendo isso, vai ser mais feliz.

Todo dia? Sim. Minha disciplina é irregular. Atualmente, faço logo quando acordo. Ninguém me tira dali, nenhum telefonema, e como eu tenho me acordado cedo isso tem sido fácil.

Muito cedo? Sou obrigado. Tenho filhos, uma menina de 2, muito agitada, a Clarisse, e um de 6, um gentleman, muito tranqüilo, o Miguel. E tenho uma filha de 19, já fazendo direito na PUC do Rio. E acordo cedo pois tenho muitas coisas pra cuidar durante o dia, além de outros pepinos profissionais. Nunca passo das 8h.

Então não tem ligação com a boemia? Pior é que tenho! A boemia está no meu DNA, é uma das coisas boas do interior de São Paulo. Gosto de sair com amigos, beber e conversar. Mas tenho feito cada vez menos. Tenho grandes amigos. o Alfredo Bilyk, o Pedro Cardoso, o Hugo Barreto, o Henrique Goldman, o Fernando Meirelles. A gente se fala muito, em momentos delicados. O Fernando tem uma vida agitada, a gente não se encontra com freqüência, mas no e-mail conversamos bastante. E tomamos sauna de vez em quando. Só nós dois. Ficamos umas três horas conversando, mesmo com todo esse barulho que circunda nossas vidas, sobre coisas mais profundas - porque é uma dificuldade sentar com um amigo e não encher o saco dele falando de grana, trabalho ou mídia.

Aí não se fala de nada importante, né? Exatamente. Não falar das coisas importantes, aquele assuntinho, né? A morte. E a vida e o que fazemos nesse curto espaço de tempo que daqui a pouco vai acabar.

Isso te incomoda muito? Não incomoda, mas me move. Toda vez que alguma coisa começa a ficar muito importante, algo que eu iria ganhar uma grana ou poder ou ia me deixar bem na foto, relativizo. É difícil você se colocar na condição de mortal: o mais comum é ser imortal como José Sarney, acima do bem e do mal [risos]. Desde criança eu tenho essa inquietação. Como é que a gente pode estar aqui comendo uma picanha na Via Láctea enquanto tem tantas outras galáxias por aí e a gente não sabe porra nenhuma do que acontece? Aliás, todo jornal devia vir todo dia com a manchete: "A gente não sabe nada do que está acontecendo". Aí o trabalho, quer dizer, a arte, o teatro, o cinema são lugares em que você se aproxima um pouco dessa busca pela verdade. algo se encaixa no corpo, igual depois que você sai de uma acupuntura.

Mesmo que você não seja na verdade um artista. É outra coisa que descobri muito recentemente: a arte está sempre à nossa disposição, até na hora de pendurar uma toalha ou na maneira que você fala "não, obrigado".

Mas nem todo mundo tem essa percepção, né? E talvez aí ocorra a infelicidade para as pessoas. afinal, a perspectiva de "sucesso" no trabalho nem sempre é visível para todos como é visível na arte. Sabe o que eu falo com esses garotos? Dou exemplos de amigos, sem dizer nomes, de gente que atingiu esse sucesso e é profundamente infeliz. Vários amigos que têm posses até fazem coisas legais, mas miraram só na grana e, na hora que ficaram ricos, viram que não era isso. Aí aquele gênio da lâmpada olha pra eles e fala "mas não foi o que você pediu?" [risos]. Aí o cara fala assim: "Tá, só mais um ano e depois eu vou fazer o meu longa", e aí ganha do patrão um décimo quinto salário, férias no Taiti. já era.

Conhece casos de gente que quebrou essa cadeia? Isso existe, mas tem que jogar fora proteções, plano de saúde, décimo sexto salário. Pra se aproximar do que gosta tem que passar por uma prova, entendeu?

Acha que os "jovens" não querem se arriscar? Uma das maiores injustiças que se comete é falar que os "jovens de hoje" são diferentes dos "jovens de antigamente". A melhor prova são os velhinhos de hoje pedindo aposentadorias porque foram legais na ditadura, foram ousados. os mais conhecidos são o Cony, o Ziraldo, o Jaguar, os que mais me decepcionaram. São agiotas do afeto. Tiveram afeto pelo mundo quando jovens e agora cobram com juros e correção. Eles nos reportaram o que acontecia, com humor, se mostraram acima de tudo isso, riram da situação, e agora vêm cobrar? Triste. Eu ia correndo na banca pegar o Pasquim, saindo da Aeronáutica, descobrindo o Brasil através do Pasquim. e agora isso. Por muito pouco, estão estragando uma história.

Você é otimista em relação ao Brasil? Difícil responder. Hoje as pessoas duvidam de tudo, até da felicidade, você acorda feliz e diz "mas não é possível", encontra uma mulher sensacional e fala "alguma hora ela vai mancar". Isso tem a ver com medo, falta de ousadia. A gente não se atira, é sempre empurrado para a desconfiança, a segurança. Ser otimista é quase um palavrão, né? É uma declaração de bobo. Mas não consigo viver pra baixo, essa filosofia do motorista de táxi. tudo é ruim, bom é o Maluf porque faz asfalto e ponte. Uma das coisas que me incomodam na visão da realidade brasileira é a bipolaridade: ou você é a favor do Lula, ou contra.

Você já votou tanto no Lula quanto no FHC, não? Confesso uma coisa grave: já votei no PFL, se não me engano pra deputado, até pra simbolizar que não tenho preconceito, e o cara em que votei era bom. Afinal, não tem tanta diferença assim entre os partidos. Uma das coisas boas que o Lula fez foi tirar essa máscara.

Era o mito: o PT era o único partido de verdade. Nunca foi. Era um certo tipo de postura que alguns gays têm com heterossexual: "Ah, um dia você vai ser um sujeito evoluído e virar veado". Os petistas falavam assim comigo: "Ah, não é PT? Tudo bem, Marcelo, um dia você vai virar". Não consigo ficar num grupo, acho limitante essa visão partidária. E acho mesmo que os políticos melhoraram. O Rio de Janeiro vai poder se dar o luxo de votar no Gabeira pra prefeito!

Nunca anulou o voto? Não, acho uma burrice. Serve para nada, é exatamente o que diz: é nulo. Não tem esse papo, "agora não vou mais assistir a TV". Eu nunca saio da água! O treinador de natação diz que para aprender a nadar você nunca deve sair da água. É muito cômodo dizer "agora irei ficar uma semana sem treinar". Não adianta sair da água na hora em que você não está bem. Não aprende a nadar, entendeu? E o Brasil é um país que exige da gente dedicação, tolerância, afetividade. Não se pode tratar com displicência o bairro, o país, a sociedade. Sou um cara patriota, sabe? Sinto que dou uma contribuição para o país. Da minha maneira. E não irei cobrar isso mais tarde, podem ficar sossegados [risos].

Que acha de o TSE ter praticamente limado a internet da campanha política este ano? Ainda não está aprovado. Tem um parecer preocupante de um desembargador que quer proibir a discussão política na internet, como se fosse possível [risos]. É gravíssimo. Não adianta você brigar com a internet. O que leva a uma distorção louca: vamos supor que você é candidato a vereador e eu não goste de você; começo a te elogiar no meu blog e você vai ser penalizado, porque faço propaganda sua. Impossível. A gente vive um momento que a transparência é compulsória. A vida da gente está cada vez mais aberta: você com seu celular ali é facilmente encontrável, seu e-mail é rastreável.

Mas e essa história de ser sempre encontrado? Parece que o acaso diminuiu. Discordo, cara. O acaso sempre vai estar dentro do e-mail que não chegou ou do e-mail que chegou na hora que você precisava, entendeu? Não adianta lutar contra isso, o mundo está numa aceleração de quantidade e velocidade. Não quer dizer que você vai se iluminar rapidamente. E se quiser desconectar é fácil, vai pra um lugar sem sinal. ou desliga.

Tem gente que não consegue. Tem gente que não consegue largar da cerveja, não consegue largar do automóvel, não consegue largar do açúcar e não consegue largar da própria mulher, o que é pior [risos]. Mudar é difícil mesmo.

Você, quando quer desconectar, o que faz? Saio de São Paulo. Tenho uma casa na montanha, em São Bento do Sapucaí. A eletricidade chegou lá no ano passado, foi uma crise!

É uma decisão inteligente comprar casa longe de São Paulo, não? Daqui a pouco a cidade afunda. Acho que já afundou. E hoje não é mais uma visão futurística morar longe e trabalhar em São Paulo. Está cheio de gente fazendo isso, a maioria de internet, e trabalhando pra fora do Brasil. Vejo muita gente usando essas ferramentas pra ser feliz, pra se libertar dessa coisa de ter que morar em cidade. Meu estágio atual é me livrar do automóvel. A gente conseguiu: eu e minha mulher, a Bel [Kowarick, atriz], sempre tivemos dois carros por causa dos filhos, mas quando roubaram o carro dela falei: "Fica com o meu, não quero mais". Vou ao trabalho a pé, meus empregos são walking distance.

Como vê as novas mídias se intrometendo no gestual? Tem gente que não sabe mais conversar olhando no olho, e não gesticula, faz emoticons. [Risos] Sabe que nesse documentário do Carlos Nader sobre o Wally Salomão tem um troço interessante. O cara era um rio Amazonas de informação, você não absorvia tudo. era às vezes insuportável. No doc o Wally critica essa coisa de "olhar no olho é sinal de sinceridade". Eu conheço muito mentiroso que fala olhando no olho! O Wally aponta que a gente vive uma era além do corpo. Essa comunicação via MSN, você não está vendo mais, mas se comunica com qualidade.

Sente ainda muito preconceito das pessoas contra a web? Muito, e de pessoas que respeito. É uma dificuldade entender o que acontece. O Carlos Eduardo Lins e Silva, novo ombudsman da Folha, outro dia falou dos blogs como se fossem seres humanos: "o blog é permissivo.". É a mesma coisa que falar que a caneta Bic é uma sem-vergonha [risos].

Você mesmo demorou pra usar celular. É um método. Apesar dessa cara high-tech, sou rigoroso como consumidor. Só comprei celular depois de me certificar que funcionava. E fui enganado! Porque não funciona até hoje. O celular poderia ter passado da fase zero para o 3G. Uso celular para e-mail, internet. gosto de falar no telefone, mas naquele que não frita o ouvido [risos]. Uso um BlackBerry e um iTouch. que não é telefone, mas navega na internet, tem rádio, e-mail, vídeos, podcasts. [Mostra] Olha isso. são umas camareiras francesas ensinando a usar a internet. olha que maravilha elas fazendo guerra de travesseiros [risos].

Mesmo tão entusiasta da tecnologia, não vê um lado ruim no fato de nossas memórias serem cada vez mais externas? Graças a Deus! Antes elas não estavam em lugar nenhum [risos]. Os velhos gostam de falar "antigamente". Antigamente se falava um monte de bobagens. Nosso querido Paulo Francis chutava e errava muito. mas não podia desmentir, né? Se criticasse, era um imbecil. Felizmente, tudo foi democratizado - principalmente a estupidez.

Voltando à política: você acha que o Brasil consegue vingar como potência? O Brasil não fez a lição de casa, nunca enfrentou de cara os seus conflitos, a gente joga para debaixo do tapete, deixa para amanhã. E o que o Brasil produz não é compatível com a vida que a gente leva. Me incomoda a incapacidade de se indignar. Nas pequenas coisas: você comprar um plano de telefone, não funciona e você não reclama, o banco cobrar uma taxa de R$ 3 de proteção. é um aplique. O sistema financeiro aqui é um gigolô de otários. E é um universo pouco documentado. O Michael Moore brasileiro tem um documentário caindo de maduro. O Brasil só vai ser um país decente quando o João Moreira Salles fizer um documentário sobre os bancos [risos].

Apesar de se indignar, você não é aquele típico legalista, o indignado. Não, pelo amor de Deus, esse cara é muito chato. Só acho que você tem que botar o pé neste país em que vive. E só passei a conhecer São Paulo quando coloquei meus pezinhos no Jardim Ângela. Virei voluntário numa ONG lá.

Na Casa do Zezinho. É. Há uns sete anos estava dirigindo publicidade e um pouco culpado por ganhar tanto dinheiro. e aí me chamaram para dirigir um vídeo institucional. E para resolver rápido, em três ou quatro dias, pois sou muito ocupado. E caí numa espiral de que nunca mais saí. Conheci as figuras mais experientes em qualquer assunto na cidade de São Paulo, gente que já passou pelas experiências mais radicais da vida com 9 anos de idade!

Você tem um núcleo de vídeo lá, é isso? A gente desenvolve coisas na medida em que os projetos surgem. A vida lá é agitada. As pessoas são muito criativas. No epicentro do bairro mais violento de SP tem uma organização de primeiro mundo. Conheci crianças com zero de perspectiva que agora são figuras que no mercado de trabalho dão de 10 a 0! Ninguém consegue competir com elas. E a Tia Dag, a líder, é uma figura que o Brasil precisa conhecer. O trabalho dela é o DNA de algo que deveria se expandir para o Ministério da Educação.

Ela é mais conhecida fora do Brasil. Ela é referência mundial. E ali não tem Photoshop, é a realidade. Um lugar com problemas, claro. Mas não tenho medo de ir ao Jardim Ângela. Levo muitos amigos lá, e não para fazer turismo. É bom que fique claro! Não estou levando eles para um zoológico para ver os pobres. Isso acho péssimo também. Tem acontecido muito essa coisa, vários empresários enfiam outros empresários num microônibus e vão fazer um tour pela favela. Ali ninguém está precisando de dinheiro, entendeu? Claro que é sempre bem-vindo quem quiser colaborar, mas ninguém está pedindo esmola na Casa do Zezinho.

Tem que ter um compromisso. Eu não tenho essa culpa do playboy - porque eu, lá, sou playboy, né? Mas nunca aceitei essa condição porque, bicho, trabalho desde os 15 anos. Claro que muita gente me ajudou, mas procuro dar conta das minhas coisas sem encher o saco de ninguém - e acho que esse é um bom lema, entendeu?

Poderia estar na bandeira do Brasil. É, em vez de "Ordem e Progresso", né? Querer ajudar e ser bonzinho não funciona. A gente vive num país tão desigual que não adianta dar esmola. Você tem que pertencer ao país. Esse negócio de se blindar é dinheiro jogado fora. Tem que ir à rua, se relacionar, tentar entender lá por que é que você é assaltado na Faria Lima!

Já foi assaltado? Vivenciei alguns episódios. Morei em Copacabana, né? [Risos.] Oito anos. Tiro em Copacabana é coisa cotidiana. Convivi com essa guerra civil em várias etapas da minha vida. Mas nunca fui assaltado diretamente. A gente tem que andar dentro de um ecossistema, entendendo os códigos. Eu às vezes tenho uma intuição de que vale a pena entrar num lugar, mesmo que seja perigoso, e vou.

Acredita muito em intuição, né? Não é questão de acreditar. É questão de. ter essa experiência. A gente vive um momento especial de não poder ter preconceitos, sabe? Tem coisas incríveis acontecendo em todos os níveis, sabe? [Pausa] Uma coisa que eu tinha um certo preconceito. e que eu tive contato agora foi a ayahuasca.

Foi recente? Sim. Essas coisas da vida muito malucas. Vários amigos tiveram essa experiência e eu sempre fui reticente porque sempre tive um pé atrás com essa coisa química. E aí apareceram ao acaso uns ingleses querendo que eu fizesse um filme. Tivemos uma empatia instantânea, aí me convidaram pra um desses encontros onde tomam ayahuasca. E, realmente. a ayahuasca é uma experiência muito diferente daquela contra a qual eu tinha preconceito. Não é uma viagem de enlouquecidos primitivos. É uma experiência com uma planta milenar capaz de trazer níveis de consciência extremamente elevados. Foi incrível!

Onde foi? Na Bahia, com esses ingleses e um xamã colombiano. Gente que eu jamais conheceria em Londres. Um deles é visconde para assuntos de tecnologia da rainha, e o irmão  é um cara que faz os melhores esquis de neve do mundo, o Armada. Tinha DJs, um escritor maravilhoso com a mulher, uma turminha ótima. Fiquei dez dias. A tomança durou três noites. Coisa muito séria. E esse xamã é especial. Aí entendi o respeito que você tem que ter por isso. Não é algo recreativo. É uma viagem profunda. Exige ousadia.

Saiu transformado? Sem dúvida. Foi. foi uma experiência muito densa, até hoje estou impressionado com as imagens. O primeiro dia, especialmente. Tomei uma tacinha assim, e fiquei esperando, esperando e nada. Dali a pouco eu estou conversando com um camelo verde e pensando: "Pô! não vai acontecer nada?". Aí de repente: "Ah! Um camelo." [risos]. Pimba! Aí vêm as primeiras visões, as luzes. E, se você se preparar e perguntar coisas, as respostas são claras. Impressionante.

Pessoas também apareceram? Pessoas.

Pessoas mortas? [Risos] É, muitas. [Pausa] Tive muitas experiências assim, de estar morto. Muitas! Vi imagens muito bonitas. Não conheço nenhuma droga que consiga aquele nível de alucinação. Não é alucinação que você abre o olho e ela passou. É alucinação que você fica vendo tudo em surround, 3-D, full screen. Não é que você está bêbado e delira. Você entra dentro de outra plataforma. Sons incríveis! Aí eu fiquei uma hora dentro da terra, olhando. Aí aos poucos vi uma treliça de ferro e lá fora um céu lindo, azul. Fiquei olhando, olhando. mas que lugar é esse onde estou? Aí me veio uma memória nítida da infância, de quando andava nos túmulos em Ituverava, no cemitério, e tinha essas gradinhas. E eu ficava olhando dentro dos túmulos para tentar ver o pessoal morto.

Você estava morto. Eu estava morto e, de repente, passaram algumas pessoas, algumas delas pararam e me olhavam. Igual eu fazia. Aí gelei. Falei: "Nossa! Então sou eu que estou morto". De repente, comecei a reconhecer as pessoas. Pessoas que tinham morrido, gente da família, meu irmão que morreu de Aids, meu avô, meus tios. Toda a galera. Eu estava vendo, não estava imaginando! Por um segundo, resolvi ter a coragem de chamá-los: "Cadê o tio Valdemar?". É que ele não tinha aparecido [risos]. "Ah, ele está aqui!" Falei: "Ah, então vem!". E nós demos um abraço, cara! E começamos a gargalhar. gargalhar, gargalhar, gargalhar. e pum! Foram embora. Foi uma delícia. Foi. foi como sair de uma sauna e pular numa cachoeira [pausa]. O xamã me disse: "Você é muito sortudo". Agora. se isso for publicado, acho importante dizer às pessoas que devem pensar muito antes de tomar. Porque não é uma brincadeira.

E em sorte, você acredita? Claro! Claro que sim, porque, para mim, tem a ver com sensibilidade e às vezes sorte significa você entender sinais que parecem de azar, né? Tem dia que acontecem umas coisas, você diz: "Porra! Hoje acordei com o pé esquerdo". E não: pode ser que ali tenha alguma coisa que te indique que seus planos merecem uma outra olhada. Nesse sentido eu gosto de pensar em sorte. Nunca joguei na loteria. Olho e falo: "Deixa ver para onde meu pé esquerdo quer me levar". Se você ficar batendo no direito, pode se dar mal, né? Se você der uma chance para entender os sinais. Não sei se estou sendo muito Paulo Coelho. [risos]. Na verdade, meu mestre nesse assunto é o Spielberg!

Hein? Sabe a cena do cara com a espada, no Caçadores da arca perdida? A história dessa cena é um aprendizado pra minha vida. Naquele programa Inside the Actors Studio, perguntaram: "Spielberg, o que mais te aborrece numa filmagem?". Ele: "A não-existência do acaso". Porque o Spielberg chegou a um nível em que não acontece mais acaso. Todos os planos estão feitos. Aí ele falou: "Sou louco para acontecer um acaso: o acaso me obriga a ser criativo". Aí está lá preparando a cena mais cara do filme, uma feira no deserto, 2 mil figurantes, todo mundo maquiado e tal, e o Indiana ia lutar com 200 neguinhos, derrubar, quebrar, pular. Toca o telefone do Spielberg: "Mister Ford está com febre e não vai filmar". E o produtor: "Não! Porra! Caralho! A cena mais cara do filme!". E o Spielberg: "Peraí!". Adorou esse negócio, né? "Deixa eu pensar." Ficou matutando, falou: "Pô! Mas eu tinha que fazer uma cena em que o cara ia lutar com 200 caras até ele matar um sujeito que faz mil coisas com as espadas. E se ele tirar o revólver e ‘pá?!'". Nisso, os técnicos todos morreram de rir. Ele ligou pro Harrison: "Quanto tempo você fica de pé?". "Quinze minutos." Aí fizeram a cena. que antes não existia.

E é a cena que todo mundo lembra quando fala do filme. Isso para mim é sorte. É você entender um sinal e ser criativo. Não lutar contra a onda. Essa onda é maior que nossos desejos. Se não respeitar, vive frustrado. E muito amigo talentoso fica chorão. Muito triste isso. Esse deve ser o lampejo do artista. É onde se situam os meus ídolos: o Millôr Fernandes, sabe? Ele tira um sarro dele mesmo. Ele não pediu grana pelos malefícios da ditadura. Pelo contrário, disse: "Então não era ideologia! Era um investimento!" [risos]. Essa é outra coisa que me deixa mais otimista. Sinto uma generosidade maior na molecada de hoje do que na turminha dos anos 60. Não sei se é por causa das comunidades, que desde criança as pessoas já se relacionam, compartilham conhecimento. não têm essa avareza do "aqui é a turma da tropicália, aqui é a turma da bossa nova, aqui é do rock, do cinema.". É uma geração enorme que está sendo formada desse jeito, mais livre, mais generosa. Acredito mesmo!

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