Ligações Perigosas: Raul Seixas

23 anos da morte do mito com uma lista de amigos dos amigos do Maluco Beleza

por Luiz Filipe Tavares em

Raul Seixas - Crédito: Reprodução

No dia 21 de agosto de 1989, depois de vinte anos de carreira, morria o rei do rock brasileiro. Raul Seixas, a maior lenda do estilo maluco beleza em território tupiniquim, se foi aos 44 anos vítima de uma pancreatíte aguda causada pelo abuso de álcool e falta de insulina, que combinados mataram o diabético Raulzito.

Desde então, seus fãs se reúnem anualmente em diversas festas espalhadas pelo Brasil para lembrar a memória e a carreira do líder da Grã-Ordem Kavernista, fundador dos Panteras e um dos grandes pioneiros do rock nacional. 

E já que a edição deste mês da Trip fala sobre Amizade, montamos pra você uma cadeia de amigos dos amigos que prova que o Maluco Beleza é realmente o início, o fim e o meio.

Toca Raul!

Raul Seixas - Marcelo Nova:

As duas lendas do rock baiano dividiram uma boa parte dos últimos anos de Raul, mas a parceria de Raulzito com o fundador do Camisa de Vênus só foi de fato "consumada" em Panela do Diabo, disco lançado em 1989, apenas dois dias antes de sua morte. 

Marcelo Nova - Raimundos:

No último disco do Camisa de Venus, Quem é Você (1996), Marcelo convocou os Raimundos para uma participação na ácida "Essa Linda Canção", que ganhou um clipe que tocou à exaustão na MTV e deixou mamães de cabelo em pé.

Raimundos - Titãs:

Em 1994, foi a banda de rock paulistana que lançou o primeiro disco de Digão, Rodolfo e companhia. O disco auto-intitulado dos brasilienses saiu pelo selo dos Titãs, o Banguela Records, e trouxe hits como "Puteiro em João Pessoa" , "Selim", "Nêga Jurema" e "Palhas do Coqueiro"

Titãs - Sabotage:

A amizade entre o rapper e a banda se deu nas gravações do filme O Invasor, de Beto Brant, onde Sabota deu "consultoria" para o personagem de Paulo Miklos. Sabotage produziu ainda várias músicas para a trilha sonora do filme. O rapper morreu assassinado dois anos depois disso. 

Sabotage - Daniel Ganjaman: 

O produtor de Criolo, Ratos de Porão, Racionais MCs e Nação Zumbi foi o grande responsável pelas batidas do disco Rap É Compromisso, lançado por Sabotage em 2000. Foi o trabalho de Ganjaman que terminou de moldar a crueza do som do MC e que o transformou em um fenômeno de popularidade. 

Daniel Ganjaman - Marcelo D2:

Também no ano 2000, Ganjaman produziu A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, último disco de estúdio do Planet Hemp. Naquele ano, Daniel até saiu em turnê com o grupo comandado por BNegão e Marcelo D2 e foi co-autor de várias faixas do álbum, cruzando e embolando os limites entre artista e produtor. 

Marcelo D2 - Maria Rita:

O membro fundador do Planet Hemp já dividiu o palco com os mais variados artistas. Recentemente, ele apareceu como convidado em um show do grupo Revelação ao lado de Maria Rita, cantando o clássico do cancioneiro nacional, "Não Deixe o Samba Morrer".

Maria Rita - Elis Regina:

A filha da lenda passou anos procurando o seu caminho antes de mergulhar no repertório de sua mãe. Em 2012, ela perdeu o medo e caiu de cabeça na carreira de Elis fazendo shows de homenagem à Pimentinha em várias cidades brasileiras.

Elis Regina - Paulo Coelho:

A última apresentação de Elis na TV brasileira foi em dezembro de 1981, na TV Record, cantando a música "Me Deixas Louca". A original, "Me vuelves loco", é do compositor latino Armando Manzanero. Mas a letra da versão em português cantada por ela foi presente de ninguém menos do que o escritor Paulo Coelho.

Paulo Coelho - Raul Seixas:

De todos os hits que o mago e o maluco escreveram juntos, nenhum é mais emblemático do que "Gita". Sobe o som! 

Arquivado em: Trip / Amizade / Raul Seixas / Música